O que acontece com o sistema de energia solar à noite

O que acontece com o sistema de energia solar à noite

Se busca fontes de energia boas para um estabelecimento, com certeza a energia solar é uma ótima ideia. Seja ele residencial, comercial ou industrial. Mas, apesar do grande potencial dessa fonte energética no Brasil, esse tema ainda é nebuloso para muitos brasileiros. Que se encontram com muitas dúvidas a respeito do assunto. E talvez uma das principais delas seja: O que acontece com o sistema de energia solar à noite?

Não sabe qual é a resposta? Não se preocupe. Essa pergunta é muito comum. E, respondê-la é o primeiro passo para saber mais sobre o tópico da energia solar. Por isso, vamos explicar como é o funcionamento de um sistema de energia fotovoltaica à noite. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Acervo Cogera Energia

Entenda o que acontece com o sistema de energia solar à noite

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é um sistema de energia solar e como ele funciona. Um sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica funciona através da captação dos raios solares. Dessa forma, converte essa energia em eletricidade que pode ser usada para o consumo do dia a dia.

Essa captação funciona com painéis fotovoltaicos. Eles são compostos por células conhecidas como células solares. Essas células podem ser feitas de arseniato de gálio ou de silício cristalino. Porém, o silício costuma ser o material mais utilizado em sua fabricação. Isso porque tem um custo mais acessível.

Mas essas células só cuidam da etapa inicial. Com isso, só da captação dos raios solares. Depois desse processo, é necessário converter essa energia. E isso é feito pelo inversor solar. Dessa forma, esse aparelho converte a energia obtida, tornando-a compatível com a rede elétrica convencional.

Essa é a base do funcionamento de um sistema de energia solar. Assim, como fonte de energia, a energia solar apresenta diversas vantagens. Por exemplo, ela é renovável. Isso significa que vem de um recurso que não acaba. Além disso, não prejudica o meio ambiente. O que se torna cada vez mais importante devido à recente crise ambiental. Finalmente, a adoção de um sistema de energia solar gera uma grande economia na conta de luz do estabelecimento. Poe isso, gera uma grande diminuição de gastos a longo prazo.

A Cogera energia oferece a instalação de paineis solares em diversas regiões do país

Sistema de energia solar à noite

Mas e quanto à noite? Afinal, se um sistema de energia solar funciona através da captação dos raios solares, ele não pára de funcionar quando esses raios não estão mais presentes?

A resposta é não. Não é assim que funciona. O que ocorre é que nem toda a energia captada durante o dia é convertida de imediato. Ou seja, nem tudo que as células captam passa imediatamente para o inversor e se torna pronto para consumo.

Na prática, o que isso significa que é os painéis solares acumulam energia ao longo do dia. Essa energia é excedente, ou seja, além do necessário para o funcionamento diurno do sistema. Como consequência, a energia é acumulada e usada durante a noite, o que compensa os períodos onde o sistema não opera.

como funciona o monitoramento de uma usina solar
Fonte: Freepik.

Aposte na energia solar com a ajuda de uma empresa especializada

Agora já sabe o que acontece com o sistema de energia solar à noite! É hora de buscar mais informações com uma empresa especializada para garantir painéis solares. E a Cogera Energia é uma ótima opção, sempre trabalhando com eficiência e as mais recentes tecnologias. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento!

close