Ícone do site Cogera Energia

4 curiosidades sobre a energia elétrica que vão surpreender você

Por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio e como evitá-las

Por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio e como evitá-las

A energia elétrica está presente nos mais diversos aspectos da nossa vida. Atualmente, ela é um elemento tão integral do nosso dia a dia que nem paramos para pensar a respeito de seu funcionamento, sua origem ou qualquer coisa do gênero. Mesmo assim, a eletricidade é um assunto fascinante com muitas informações que valem a pena aprender. Por isso, neste artigo, separamos 4 curiosidades sobre a energia elétrica que vão surpreender você. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Fonte: Freepik.

Conheça as 4 curiosidades sobre a energia elétrica que vão surpreender você

Quanto você sabe sobre energia elétrica? É provável que não muita coisa, pois esse não é um assunto que costumamos discutir em nossas rotinas. No entanto, isso não significa que não existam muitas informações fascinantes a respeito da eletricidade, do seu funcionamento e da sua presença em nossas vidas.

É por conta disso que, a seguir, vamos apresentar algumas curiosidades sobre a eletricidade que vão deixar você muito interessado para aprender ainda mais sobre esse assunto tão interessante. Confira!

Curiosidade 1: O Brasil tem uma das energias elétricas mais caras do mundo

Sem dúvida, essa curiosidade vai fazer sentido quando você pensar em quantos sustos e apertos você já teve por causa da conta de luz que chega a cada mês: O Brasil ficou em sexto lugar no ranking que mede o custo de energia em diferentes países do globo, marcando, assim, uma posição no top 10 de países com eletricidades mais caras.

E não é para menos: De acordo com o teto fixo estabelecido até dezembro de 2018, a geração de energia elétrica no Brasil custa em torno de R$ 505,18 por MW-h (megawatt-hora). Para fazer uma comparação, o país que ocupa o primeiro lugar da lista é a Índia, onde o custo é em torno de R$ 596,96 por MW-h.

Curiosidade 2: O corpo humano é um ótimo condutor de energia elétrica

Você já parou para pensar em por que as pessoas podem morrer de choque elétrico? Esse é um perigo real do qual estamos conscientes (só entre 2013 e 2017, morreram mais pessoas por causa de choques elétricos no Brasil do que por causa da dengue), mas raramente paramos para entender por que a eletricidade nos afeta.

Fonte: freepik.

Isso ocorre porque o corpo humano é um condutor de energia elétrica muito eficiente. A razão para isso é que 60% do nosso corpo é formado por água, que contém compostos salinos que favorecem a condução de eletricidade.

É por isso que levar um choque elétrico pode trazer consequências tão graves para o organismo humano. Se a energia a que o corpo for exposto for muito intensa, ela pode gerar queimaduras e lesões internas muito perigosas, que podem resultar em uma fatalidade.

Curiosidade 3: Alguns peixes usam a eletricidade para capturar suas presas

Certas espécies de peixes possuem músculos com células especiais que possuem a capacidade de gerar energia elétrica. Entre essas espécies estão o poraquê, as raias elétricas, as enguias-elétricas e muitos outros. Normalmente eles utilizam essa habilidade para capturar presas para a alimentação.

Curiosidade 4: A geração de energia elétrica através da energia solar tem um imenso potencial no Brasil

Por conta da alta incidência solar que o terreno do país recebe durante o ano, o Brasil tem um imenso potencial para a utilização de energia solar para geração de eletricidade. Assim, fica claro que essa é uma opção muito benéfica para adotar no país.

Fonte: Freepik.

Agora que você já conhece 4 curiosidades sobre a energia elétrica, é hora de aprender mais sobre o assunto. E, para isso, o ideal é visitar o site da Cogera, empresa especializada em soluções de tecnologia para energia elétrica. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!