5 dicas para diminuir a sua conta de luz mensal

5 dicas para diminuir a sua conta de luz mensal

A fatura de energia pode ser um grande peso no orçamento mensal, seja de uma residência ou de um estabelecimento comercial. Por isso, é muito importante encontrar formas de diminuir esse gasto. Felizmente, existem muitas delas. Assim, neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para diminuir a sua fatura de energia mensal. Continue com a leitura para saber que dicas são essas!

5 dicas para diminuir a sua conta de luz mensal
Fonte: Freepik.

Descubra quais são as 5 principais dicas para diminuir a sua fatura de energia mensal

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a fatura de energia do Brasil é a 14ª mais alta dos 28 países-membros da Agência Internacional de Energia (AIE). Mas isso não impede esse gasto de ser um problema na carteira de muitos brasileiros. Afinal, a eletricidade é uma necessidade básica, e não poder pagar por ela pode custar claro.

Mesmo assim, com o consumo constante desse recurso, a tendência é que a fatura de energia suba cada vez mais. Então, surge a pergunta: Como controlar esse gasto? A seguir, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa questão apresentando algumas dicas para diminuir a fatura de energia da sua residência ou estabelecimento. Confira!

Aproveite a iluminação natural o máximo que puder

O Brasil é um país com um alto índice de incidência solar. Isso significa que, dependendo da localização de um local, é possível tirar vantagem da iluminação natural sem precisar recorrer à energia elétrica.

Para a fatura de energia mensal, essa é uma atitude muito positiva. Portanto, procure incorporar a iluminação do dia o máximo que puder na sua rotina, abrindo janelas ao invés de ligar as luzes de um cômodo, por exemplo. Essa pequena mudança pode fazer uma grande diferença na conta do fim do mês.

Descubra quais aparelhos gastam mais energia e limite o uso deles

Certos aparelhos gastam mais energia elétrica do que outros. Devido a isso, é importante descobrir quais são eles para reduzir o seu uso o máximo que for possível.

5 dicas para diminuir a sua conta de luz mensal
Fonte: Freepik.

A máquina de lavar é um ótimo exemplo. Como ela é um utensílio muito necessário, o ideal é lavar o maior número de roupas que puder de uma vez só, para minimizar a necessidade de ligar o aparelho. Dessa maneira, você consegue economizar eletricidade sem abdicar do que é essencial.

Ajuste as temperaturas de certos aparelhos

Alguns aparelhos consomem mais energia em certos modos do que em outros. Um chuveiro elétrico, por exemplo, é mais econômico no modo verão do que no modo inverno. Assim, para reduzir a fatura de energia, é uma boa ideia deixá-lo no modo verão.

Outro exemplo é o refrigerador. Para economizar, evite deixá-lo em uma temperatura muito baixa. Adaptando os aparelhos à temperatura ambiente, você pode conseguir uma economia significativa no gasto com energia elétrica.

Use lâmpadas de LED

Lâmpadas de LED são mais econômicas do que as lâmpadas comuns. Isso porque esse tipo de lâmpada consome menos watts, sendo uma opção muito mais positiva para o seu orçamento mensal. Portanto, vale a pena realizar essa substituição nas lâmpadas da sua casa ou estabelecimento.

5 dicas para diminuir a sua conta de luz mensal
Fonte: Freepik.

Instale um sistema de energia solar

Uma das principais dicas para diminuir a sua fatura de energia mensal que podemos citar é: Instale um sistema de energia solar. A energia solar, além de ser uma opção de energia muito mais positiva para o meio ambiente, pode garantir uma redução de até 90% na sua fatura de energia.

Para instalar esse tipo de sistema, o ideal é contar com uma empresa especializada, como a Cogera Energia. Quer saber mais? Então entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!

close