A importância da operação e manutenção das usinas solares

A importância da operação e manutenção das usinas solares

As usinas solares são os locais responsáveis pela geração de energia solar. Elas são essenciais no funcionamento de um dos sistemas de produção de energia elétrica mais limpos e eficientes do mundo. No entanto, para que esses espaços funcionem da maneira devida, eles requerem uma atenção especial. É aí que entra a importância da operação e manutenção das usinas solares, assunto sobre o qual vamos falar neste artigo. Continue com a leitura para saber mais!

A importância da operação e manutenção das usinas solares
Acervo Cogera Energia

Entenda melhor qual é a importância da operação e manutenção das usinas solares

O termo operação e manutenção das usinas solares costuma ser encurtado para a sigla O&M, para facilitar a comunicação a respeito do tópico. E O&M é uma questão que deve ser levada em conta desde o começo do planejamento de construção de uma usina solar. Em outras palavras, antes da usina existir, é necessário que seja decidido qual será a parcela do orçamento que será direcionada para a operação e a manutenção do sistema.

Essa necessidade às vezes é questionada no momento de elaboração do plano. Muitas pessoas cometem o erro de ignorar a necessidade de direcionar uma parcela do orçamento para a O&M. O resultado, portanto, é que as usinas construídas acabam consumindo mais recursos do que foi previsto inicialmente, porque todas as unidades desse tipo de sistema de geração de energia elétrica requerem operação e manutenção. Assim, trata-se de um elemento que não pode ser abstraído do plano geral sem causar prejuízos futuros.

Sendo assim, fica claro que a importância da operação e manutenção das usinas solares não pode ser subestimada. Mas quais são os fatores que devem ser levados em consideração durante o planejamento desse setor? Alguns dos principais deles são:

  • Os detalhes contratuais do projeto;
  • Os interesses e metas das empresas envolvidas;
Entenda melhor qual é a importância da operação e manutenção das usinas solares
Fonte: freepik.
  • As características específicas do projeto, como o local de construção da usina e outros detalhes;
  • As tecnologias envolvidas em todo o processo;

Entre outros elementos. Desse modo, é possível observar que a fatia do orçamento que deve ser direcionada à O&M depende das particularidades do projeto em questão. No entanto, a necessidade de tomar essa decisão é inegável.

Riscos da ausência de operação e manutenção em uma usina solar

A principal razão pela qual a O&M de uma usina solar é tão importante é que ela é fundamental para evitar riscos que podem ser extremamente prejudiciais para a empresa encarregada da usina. No caso de usinas instaladas em telhados, por exemplo, que são consideradas um dos sistemas mais complexos para a instalação, é crucial que o serviço e o acompanhamento do mesmo sejam realizados por especialistas qualificados para evitar acidentes de trabalho.

Mas os riscos da ausência de operação e manutenção em uma usina solar não param por aí. O acúmulo de sujeira nas placas solares, por exemplo, pode ser desastroso para a produtividade de uma usina, podendo causar uma redução de até 70% na geração de energia. Isso aumenta o valor pago mensalmente para a ENERGISA. Sendo assim, é preciso realizar regularmente a lavagem das placas solares.

Manutenção de Usinas Solares
Fonte: Freepik.

No entanto, esse também é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado, com produtos apropriados para não prejudicar a integridade dos equipamentos. Em outras palavras, o ideal é contratar uma empresa especializada para realizar a limpeza e a manutenção da sua usina.

Não sabe qual empresa contratar? A Cogera é uma ótima opção. Com os serviços de limpeza e monitoramento oferecidos pela empresa, a sua usina poderá funcionar de forma plenamente eficiente durante muito mais tempo. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça um orçamento com a Cogera!

close