Ícone do site Cogera Energia

A importância da subestação de energia para grandes consumidores

Você sabe qual é a importância da subestação de energia para grandes consumidores? A eletricidade é uma parte fundamental do dia a dia de qualquer pessoa. Não importa no que você trabalhe, com certeza vai ter que fazer uso da energia elétrica em algum momento. Isso também se aplica à vida pessoal: Usamos a energia elétrica para o lazer, para socializar, para limpar a casa, e para muitas outras atividades da rotina.

Mas normalmente não sabemos muito sobre o processo que leva a eletricidade até as casas. No entanto, trata-se de um processo fundamental para a qualidade de vida, o que significa que vale a pena aprender mais sobre ele.

Por isso, neste artigo, vamos falar de uma fase específica, explicando qual é a importância da subestação de energia para grandes consumidores. Continue com a leitura para conhecer melhor o tema!

Descubra qual é a importância da subestação de energia para grandes consumidores

Para entender melhor qual é a importância da subestação de energia elétrica, é preciso, antes, compreender o caminho que a eletricidade percorre antes de chegar à casa de alguém. Isso porque a energia é produzida e transportada através de um sistema.

Tudo tem início, portanto, com a geração de eletricidade. Normalmente, essa geração ocorre em locais distantes dos grandes centros de consumo. A energia elétrica é produzida, então, em médias tensões. Isso significa uma tensão de em média 15.000 Volts.

Depois disso, ela é passada para o sistema de transmissão. Ele é responsável pelo transporte da energia elétrica.

É aí que entra o papel da subestação de energia. Quando a energia elétrica está no sistema de transmissão, ela atinge uma tensão muito alta, acima de 230.000 Volts. Essa tensão é imprópria para o consumo. Desse modo, se a eletricidade fosse entregue para grandes consumidores com essa tensão, ela poderia gerar muitos problemas e riscos.

A subestação de energia, portanto, atua para mudar esse quadro. O sistema de transmissão leva a eletricidade até a subestação. Nela, a energia elétrica é controlada, protegida e transformada. A tensão da eletricidade, então, é reduzida. A partir daí, ela é direcionada para os consumidores.

Mas existem diferentes tipos de subestação de energia. No caso da subestação de energia para grandes consumidores, a energia é direcionada para estabelecimentos com potência instalada igual ou superior a 75 kW. São locais como obras, hospitais, centros comerciais, condomínios residenciais ou eventos.

Esse tipo de estabelecimento tem necessidades diferentes de consumidores menores. Eles precisam de uma carga mais alta. Isso significa que grandes consumidores requerem suas próprias subestações. Ou seja, a subestação que direciona a energia elétrica para as distribuidoras, por exemplo, não é o suficiente para estabelecimentos desse gênero.

Diante disso, fica claro que a subestação de energia é uma etapa fundamental do processo de distribuição de energia elétrica. Ela é especialmente necessária para grandes consumidores de eletricidade, que necessitam da própria subestação. Por esse motivo, o investimento nesse tipo de projeto pode ser muito útil para quem tem estabelecimentos assim.

Saiba mais sobre a subestação de energia com a ajuda de especialistas

Agora que você já sabe qual é a importância da subestação de energia para grandes consumidores, é hora de planejar o seu próprio projeto. Existem muitas vantagens em contratar uma empresa para esse tipo de serviço – a manutenção, por exemplo, é mais frequente e confiável, diminuindo o risco de problemas de funcionamento.

Mas qual empresa é a ideal? Para lidar com a energia elétrica, a melhor opção é buscar uma empresa bem estabelecida no mercado, como, por exemplo, a Cogera Energia. A Cogera possui uma equipe altamente qualificada que trabalha com soluções de energia avançadas.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento!