A origem da energia solar

A origem da energia solar

A origem da energia solar é parte de uma rica história desse tipo de geração de energia elétrica. No contexto atual, em que a importância da energia fotovoltaica só cresce pelo mundo, é fundamental aprender de onde veio a utilização desse recurso. Desse modo, fica mais fácil compreender as inúmeras possibilidades para o seu futuro. Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a origem da energia fotovoltaica e sua evolução. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

A origem da energia solar
Fonte: Freepik.

Entenda qual é a origem da energia solar e como foi sua evolução

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é a energia solar. O termo refere-se à geração de energia elétrica com base nos raios solares como fonte de alimentação. No entanto, quando se olha para o conceito de energia solar como o uso dos raios solares em benefício dos seres humanos, sua origem se torna muito mais antiga. Os primeiros seres humanos na Terra usavam os raios solares para criar fogo.

Mas essa foi apenas uma pequena semente do que viria a se tornar a energia solar no futuro. Trata-se, entretanto, de um momento importante de ressaltar para evidenciar o impulso de usar os recursos naturais para os avanços da humanidade.

Depois disso, foi apenas no século XIX que se deu o primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de energia solar como os que conhecemos hoje. O responsável por isso foi o físico francês Alexandre Edmond Becquerel. Nascido em Paris, na França, Becquerel tinha como áreas principais de estudo o sistema solar e o magnetismo. Devido a isso, foi a primeira pessoa a observar o efeito fotovoltaico nas células.

Mas o que isso significa? Trata-se da criação de corrente elétrica em um elemento depois que ele é exposto à luz. Becquerel observou o fenômeno fazendo experimentos com eletrodos de platina e prata. Assim, no ano de 1839, ele descobriu o que se tornaria a base para a criação da célula solar.

A origem da energia solar
Fonte: freepik.

A próxima fase do desenvolvimento viria em 1876. Os cientistas Richard Evans Day e William Grylls Adams criaram o primeiro dispositivo que produz eletricidade. Com o uso de ouro, selênio e um substrato de ferro, a eficiência desse dispositivo era baixa. Sua taxa de conversão era de apenas 0,5%. Esse número ainda era muito pequeno para dar conta da produção de eletricidade em larga escala.

A primeira célula solar só seria inventada em 1883. O inventor Charles Fritts, nascido na cidade de Boston, nos Estados Unidos, criou uma célula feita de selênio com eficiência de 1%.

Posteriormente, a física passou por várias transformações e avanços, especialmente por conta das descobertas do cientista Albert Einstein. Os avanços no campo da física quântica, especificamente, permitiram que, em 1954, fosse inventada uma célula solar com eficiência de 6%.

Esse aumento já alterava profundamente as possibilidades da energia solar. E, em 1958, ela foi utilizada pela primeira vez, na indústria aeroespacial. Já seu uso na Terra só começaria em 1966, no Japão.

A origem da energia solar
Fonte: freepik.

Explore as possibilidades da energia solar com o seu sistema

Agora que você já sabe qual é a origem da energia solar, fica claro que essa é uma tecnologia em constante evolução e transformação. E a melhor forma de ser parte desse processo é com o seu próprio sistema de energia fotovoltaica. Para instalar um, vale a pena contar com uma empresa especializada na área, como, por exemplo, a Cogera Energia. A equipe da Cogera é composta por especialistas altamente qualificados que podem garantir uma boa instalação para o seu sistema. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!

close