Como é a instalação de um sistema fotovoltaico

Como é a instalação de um sistema fotovoltaico

Como é a instalação de um sistema fotovoltaico? Se você está considerando a possibilidade de apostar na energia solar como fonte de eletricidade para a sua residência ou estabelecimento, essa é uma pergunta fundamental para se fazer. Afinal, é preciso conhecer bem cada etapa desse processo antes de colocá-lo em prática. Por isso, neste artigo, vamos explicar como se dá a instalação desse tipo de sistema. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como é a instalação de um sistema fotovoltaico
Fonte: Freepik.

Entenda como é a instalação de um sistema fotovoltaico com esse texto

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a instalação de um sistema fotovoltaico, quando realizada por profissionais qualificados, é um procedimento muito simples. Em média, ele não tende a durar mais do que alguns dias.

Contudo, mesmo que um projeto de engenharia pareça simples, isso não significa que não é necessário conhecê-lo a fundo antes de querer colocá-lo em prática. Assim, a seguir, vamos apresentar as diferentes etapas da instalação de um sistema fotovoltaico. Confira!

Etapa 1: A análise pré-instalação

Antes da instalação dos painéis fotovoltaicos, é necessário fazer uma análise prévia do terreno. Essa análise serve para garantir a segurança da execução do projeto.

Essa garantia de segurança é crucial porque painéis fotovoltaicos costumam ser instalados em telhados. Sendo assim, se esse processo for feito de forma inadequada, pode haver riscos de acidentes sérios.

É por conta disso que a análise anterior se faz essencial. Com ela, é possível observar as condições do terreno em que o sistema será instalado, o que permite que os profissionais responsáveis se preparem de acordo.

Etapa 2: Instalação dos suportes das placas

Uma vez que a análise anterior foi feita e o material foi transportado para o local de instalação, o próximo passo é a instalação dos suportes das placas solares. Esse processo pode acontecer de duas maneiras.

A primeira é quando os suportes são instalados abaixo das telhas. Isso é comum em telhados de cerâmica ou fibrocimento.

Como é a instalação de um sistema fotovoltaico
Fonte: Freepik.

O outro tipo de instalação ocorre quando o telhado é feito de metal. Nesse caso, os suportes são parafusados nas telhas.

Etapa 3: Encaixe dos trilhos

Depois da instalação dos suportes, o que ocorre é o encaixe dos trilhos. Esses trilhos são os responsáveis por segurar a placa em si, mantendo-a no lugar. Eles podem ser feitos de aço ou de alumínio.

Etapa 4: Encaixe das placas nos trilhos

A etapa seguinte é o encaixe das placas nos trilhos. Nesse estágio, as placas são colocadas sobre os trilhos para realizar o encaixe, e os cabos são conectados da forma adequada.

Etapa 5: A instalação do inversor

Para um sistema de energia solar funcionar corretamente, ele precisa de um inversor. E é nessa etapa que um eletricista realiza a instalação dessa peça no sistema.

Etapa 6: Conexão com a concessionária

Finalmente, é chegada a etapa final da instalação de um sistema fotovoltaico. Nesse momento, o sistema é conectado à rede da concessionária e homologado.

A partir daí, o processo está completo. O sistema já pode começar a conversão da energia solar em energia elétrica para consumo.

Como é a instalação de um sistema fotovoltaico
Fonte: Freepik.

Instale um sistema fotovoltaico com ajuda especializada

Agora que você já sabe como é a instalação de um sistema fotovoltaico, é hora de pensar em termos práticos para realizar esse procedimento. E o ideal é contar com a ajuda de uma equipe qualificada que possa fazer isso com segurança e competência.

A Cogera Energia, por exemplo, é uma empresa que conta com esse tipo de recurso. A Cogera está preparada para ajudar os seus clientes com as mais novas soluções de tecnologia e energia. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

close