Como é produzida a energia solar

Como é produzida a energia solar

Como é produzida a energia solar? Se você tem algum interesse em formas alternativas de geração de energia elétrica, com certeza já se fez essa pergunta. Afinal, a energia fotovoltaica é uma escolha que chama a atenção para uma pessoa que busque fontes de energia limpa e renovável. Trata-se de uma indústria que cresce cada vez mais no mundo todo, e que tem grande potencial especialmente no Brasil. Em outras palavras, faz todo sentido querer entender melhor o que pode ser considerado como o futuro da energia elétrica.

E, para entender melhor como o processo da energia fotovoltaica funciona, é preciso começar do básico. Sendo assim, neste artigo, vamos ajudar você com essa tarefa, explicando como se dá a produção de energia solar na prática. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Como é produzida a energia solar
Fonte: Freepik.

Entenda como é produzida a energia solar com esse texto

Quando usamos o termo energia solar, na verdade, estamos nos referindo à energia elétrica que tem como fonte os raios solares. É a isso também que se refere o conceito de energia fotovoltaica.

Mas como essa energia é produzida? O processo em si é rápido e eficiente, mas ele pode ser dividido em algumas etapas básicas. A seguir, vamos comentar uma por uma. Confira!

Reconhecimento do terreno para a instalação do sistema

A energia fotovoltaica é produzida através de um sistema de geração de energia elétrica, também conhecido como sistema fotovoltaico. Esse sistema deve ser instalado para que o processo aconteça. Mas, antes da instalação, o terreno escolhido precisa ser analisado com cuidado.

Isso é importante para garantir a segurança do processo de instalação, bem como a estabilidade das peças do sistema. Painéis solares costumam ser instalados em telhados, por exemplo, então é fundamental que os telhados escolhidos sejam capazes de suportar esse tipo de estrutura.

Como é produzida a energia solar
Fonte: Cogera Energia

Recepção da radiação solar

Uma vez que o sistema é instalado, o processo tem início na superfície dos painéis solares. Esses painéis são compostos por células solares, pequenas estruturas que recebem a radiação solar para começar a produção.

Assim, a primeira coisa que acontece é que a célula solar recebe a radiação e permite a entrada de luz no seu interior. Quando isso ocorre, a célula realiza a conversão da energia solar em energia elétrica. Essa conversão é chamada de efeito fotovoltaico.

A ação do inversor

Depois que as células realizam a conversão, a energia fotovoltaica resultante é enviada para outra parte do sistema, o inversor. Essa talvez seja a parte mais importante de todo o sistema.

Sua importância se deve à natureza da corrente elétrica produzida pelas células solares. Isso porque a corrente que sai das células é uma corrente contínua. No entanto, o padrão utilizado no consumo de energia elétrica do dia a dia é o de uma corrente alternada.

Devido a isso, essa corrente produzida pelas células precisa ser modificada para se tornar energia elétrica pronta para consumo. É aí que entra o papel do inversor. O inversor converte a corrente contínua das células para uma corrente alternada, que pode, a partir daí, se misturar com a rede.

Como é produzida a energia solar
Fonte: Cogera Energia

Instale um sistema de energia fotovoltaica com ajuda especializada

Agora que você já sabe como é produzida a energia solar, é hora de pensar nela em termos mais práticos. E a melhor forma de obter esse tipo de sistema é com a ajuda de uma empresa especializada na área. A Cogera Energia, por exemplo, pode ser uma ótima opção para a realização desse serviço.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!