Como economizar com energia solar

Como economizar com energia solar

A energia solar é um recurso que pode trazer muitos benefícios para quem o utiliza. Talvez o mais conhecido deles seja o alívio que ela representa para o meio ambiente, ao contrário de fontes energéticas poluentes, como combustíveis fósseis. Mas as vantagens da energia solar não param por aí: Ela pode também representar uma economia significativa para quem resolve apostar nela. Mas como isso funciona? Em outras palavras, como economizar com energia solar?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar como optar pela energia solar pode beneficiar o seu orçamento mensal. Continue com a leitura para entender mais sobre o assunto!

Como economizar com energia solar
Acervo Cogera Energia

Descubra como economizar com energia solar com a ajuda desse artigo

A princípio, pode ser que a ideia de economizar optando pela energia solar pareça um pouco estranha. Afinal, a instalação de um sistema de energia solar pode ser um investimento significativo.

Contudo, existem diversos fatores que precisam ser levados em conta para compreender melhor essa questão. Um deles é que o custo de um painel solar pode variar muito. Em uma área residencial, a instalação desse tipo de sistema pode custar de R$15.000 até R$50.000.

Há muitos elementos que influenciam nessa variação. Alguns deles são:

  • Local onde os painéis serão instalados: Dependendo do material do telhado, pode ser mais fácil ou mais difícil instalar os painéis. Telhados metálicos e lajes, por exemplo, são mais simples para esse processo do que telhas de barro.
  • Distância do local de instalação: Esse ponto é bem básico: Quanto mais o instalador tiver que se deslocar para realizar a instalação, maior será o preço.
  • Distância do local de instalação dos painéis para o ponto de conexão: A distância entre os painéis e o ponto de conexão determina o uso de cabos e conexões, o que encarece o procedimento.
Como economizar com energia solar
Fonte: freepik.
  • Estado do local: Fazer a instalação em um telhado antigo é mais arriscado. Sendo assim, telhados modernos e mais seguros tendem a obter orçamentos mais baratos.
  • Altura do telhado: A altura também pode ser um fator de risco. Desse modo, ela também afeta o preço final da operação.

Levando tudo isso em consideração, fica mais fácil entender que o orçamento de um sistema de energia solar depende de muitas variáveis. Ou seja, pode ser que o processo não seja tão caro quanto pareceu de primeira.

Mas onde entra a questão da economia? Para responder essa pergunta, é preciso entender a diferença que o uso da energia solar faz na fatura de energia.

Essa diferença é significativa. Um cliente que utiliza energia solar para gerar eletricidade pode observar uma redução de 90% na conta de luz no final do mês. Além disso, também não há mais a necessidade de se preocupar com o reajuste anual da tarifa.

A vantagem dessa economia fica mais clara se vermos um sistema de energia solar como um investimento de longo prazo. Esse tipo de sistema se paga em 4 ou 6 anos, mas dura em média 25 a 30 anos. O resultado é, portanto, um tempo longo de economia na fatura de energia.

Como economizar com energia solar
Fonte: Freepik

Instale um sistema de energia solar residencial com a Cogera

Agora que você já sabe como economizar com energia solar, o próximo passo é descobrir como instalar o seu sistema. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada na área.

Não sabe que empresa contratar? A Cogera Energia é uma ótima opção, tendo uma equipe altamente qualificada e preparada para esse tipo de serviço. Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento para obter mais informações!

close