Como funciona um sistema de energia solar

Como funciona um sistema de energia solar

Você já deve saber que a energia solar é uma das melhores opções de energia renovável. Pode até estar pensando em adotar um sistema de energia solar. Afinal, além de causar impacto mínimo ao meio ambiente, ele também te garante uma grande economia na sua próxima conta de luz. Mas como é o seu funcionamento? Neste artigo, procuramos explicar como os sistemas de energia solar funcionam, para te ajudar na busca pelo seu.

sistema-de-energia-solar
Fonte: freepik.

Sistema fotovoltaico

Um sistema de energia solar fotovoltaica funciona adquirindo energia elétrica diretamente. O que isso significa? Significa que não há necessidade de processos térmicos. O sistema adquire energia assim que as partículas de luz solar atingem as células de silício.

Mas como funciona? Bom, podemos dividir o sistema fotovoltaico em dois sistemas principais:

  • Sistemas on grid: São os sistemas conectados à rede, também chamados de grid-tie. Para eles, essa conexão é necessária porque o sistema não gera energia o suficiente para ser autônomo. Ou seja, o gerador não tem capacidade para surprir toda a necessidade elétrica do sistema em que ele está instalado. Assim, ele emprega um inversor para fornecer corrente elétrica alternada em sua saída, operando em sincronia com a rede.
    Como esse sistema não possui local de armazenamento, toda a energia excedente que ele produz retorna à rede de energia elétrica convencional. Isso gera uma economia na sua conta, pois você só paga a diferença entre o que é consumido e o que é produzido.
  • Sistemas off grid: São sistemas autônomos, que não precisam estar conectados às redes locais. Ao invés disso, se sustentam através de baterias. Costumam ser mais utilizados em regiões que não possuem energia elétrica. São compostos por módulos, inversor, controlador de carga e bateria.
sistemas-de-energia-solar
Fonte: freepik.

O processo começa com o painel, que gera a energia fotovoltaica. Então entra o inversor, que faz o trabalho da conversão da energia solar em energia elétrica. As baterias garantem o funcionamento do sistema em qualquer condição climática, e os controladores de carga mantém a bateria funcionando de maneira adequada.

Sistema térmico

São bem menos complexos do que os sistemas fotovoltaicos. Eles funcionam através de um sistema de aquecimento, pois absorve o calor do sol para converter em energia, com o objetivo de aquecer algum componente.

Seu processo também é bem simples: o painel funciona como um coletor que absorve o calor e usa-o para esquentar um reservatório de água. O líquido aquecido é então transferido para um boiler, que é um reservatório termicamente isolante, que armazena a água e a mantém aquecida até que seja utilizada.

Painéis Solares
Fonte: freepik.

Como instalar um sistema de energia solar

A instalação de um sistema de energia solar deve ser realizada por uma equipe composta por profissionais. Não apenas por não ser inteiramente seguro para um amador, mas também porque, para fazer o seu sistema funcionar, é necessário ter a autorização da sua distribuidora de energia, e somente técnicos e engenheiros podem realizar essa solicitação. Por isso, jamais tente instalar o seu sistema sozinho.

O primeiro passo é fazer o seu orçamento e selecionar uma empresa. Lembre-se de que este é um investimento a longo prazo, então o seu gasto irá valer a pena. Depois que você escolher, uma boa empresa fará primeiro uma visita a sua casa para confirmar o seu orçamento.

Então, será feito um projeto de instalação que será enviado para a sua distribuidora junto com a solicitação da autorização. Somente então será feita a instalação física.

Rede de Energia Solar
Fonte: freepik.

E aí, deu para entender melhor o funcionamento de um sistema de energia solar? Então o que você está esperando para garantir o seu? A Cogera é uma empresa que oferece serviços relacionados à energia solar no MS e no MT, com uma equipe de profissionais eficientes e qualificados. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

close