Como transformar energia solar em energia elétrica

Como transformar energia solar em energia elétrica

Com certeza você já sabe que a energia solar é uma das melhores opções para a geração de energia elétrica que existem atualmente. Mas como os raios do sol podem ser convertidos em eletricidade? Em outras palavras, como transformar energia solar em energia elétrica? Neste artigo, vamos responder a essa questão. E, dessa forma, aumentar o seu entendimento sobre o assunto. Continue com a leitura para entender melhor como ocorre essa transformação!

Como transformar energia solar em energia elétrica
Fonte: Freepik.

Saiba como transformar energia solar em energia elétrica

A relação do homem com o sol não é nada novo. Ela vem desde os períodos mais primitivos. Naquela época os seres humanos já utilizavam a energia solar para seus próprios fins. Na antiguidade, por exemplo, existem relatos de que a luz do sol era focalizada por materiais de vidro como lupas para acender fogueiras.

Sendo assim, o impulso de aproveitar a energia solar para o desenvolvimento humano sempre esteve presente ao longo da história da humanidade. No entanto, como isso resultou em um sistema de geração de energia elétrica? Que, sobretudo, pode ser visto como uma das soluções para o problema do uso de fontes de energia não-renováveis?

Todo o processo se deu a partir de uma pequena peça desse sistema tão complexo: A célula fotovoltaica. Foi através da descoberta da mesma que se tornou possível fabricar painéis fotovoltaicos. Assim, produzir energia elétrica a partir de energia solar continuamente.

Mas como essa célula funciona? O que rege o seu funcionamento é o chamado efeito fotovoltaico, descoberto pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel. Em 1839, o cientista estava fazendo alguns experimentos em que expunha eletrodos de platina e prata à luz solar e notou um fenômeno interessante: Esses elementos conseguiam gerar uma corrente elétrica após um determinado período de exposição à luz.

Saiba como transformar energia solar em energia elétrica
Fonte: freepik.

Entenda melhor o que é o efeito fotovoltaico

Para entender como transformar energia solar em energia elétrica, é preciso entender bem o que é o efeito fotovoltaico. E, para isso, é necessário compreender como alguns elementos conseguem gerar essa corrente elétrica.

Isso ocorre por conta dos elétrons. Um elétron é uma partícula subatômica com uma carga elétrica negativa. Quando um elétron contido em um pedaço de silício, por exemplo, é atingido por partículas radiantes de luz (também chamadas de fótons), ele reage. Desse modo, se a energia que ele recebe é superior à força de atração do núcleo, ele irá se libertar do átomo, deixando a sua órbita, o que significa que pode ser conduzido através do material. E é esse movimento do elétron que deixa para trás as cargas elétricas, tornando possível a produção de eletricidade.

Os passos para a conversão da energia solar em energia elétrica

Diante disso, é possível compreender melhor como se dá o primeiro processo de um sistema de energia solar. Os painéis fotovoltaicos são os elementos principais, capturando a energia solar e, com a ajuda do efeito fotovoltaico, convertendo-a em cargas elétricas.

A partir daí, essas cargas são enviadas ao inversor fotovoltaico, que vai transformá-las em uma corrente alternada. Finalmente, a energia é enviada ao quadro de distribuição do imóvel.

Os passos para a conversão da energia solar em energia elétrica
Fonte: Freepik.

Instale um sistema de energia solar com eficiência e segurança

Agora que você já sabe como transformar energia solar em energia elétrica, é hora de aproveitar todas as vantagens que esse tipo de sistema tem a oferecer, obtendo o seu. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada na área, como, por exemplo, a Cogera Energia. A equipe da Cogera é formada por profissionais altamente qualificados que estão preparados para instalar o seu sistema da melhor maneira possível. Quer saber mais? Entre em contato através do site para fazer o seu orçamento!

close