Dúvidas frequentes sobre energia solar

Dúvidas frequentes sobre energia solar

Quando pensamos em energia sustentável, logo pensamos na energia gerada pelo Sol. Entretanto, é comum termos dúvidas frequentes sobre energia solar, um assunto delicado e discutido por diversos países preocupados com o aquecimento global e a vida futura no planeta Terra.

No Brasil, atualmente, grande parte da matriz energética do país é sustentada por geradoras hidrelétricas e termelétricas. Entretanto, isso não significa que essas sejam as melhores fontes. As geradoras termelétricas, por exemplo, agridem ao meio ambiente, geram altos custos e demandam perdas energéticas.

Por causa disso, a busca por soluções sustentáveis e maneiras alternativas para gerar energia tem sido uma das preocupações dos governos. Uma delas é a geração de energia proveniente do sol.

Dúvidas frequentes sobre energia solar

Fonte: Envato

Vejas seis dúvidas frequentes sobre energia solar

1- Como é feita a instalação?

A instalação para começar a obter energia por meio do sol vai depender de qual sistema você vai escolher. Para a energia solar térmica, que é um sistema mais acessível, as placas serão aquelas que captam os raios solares. Já na instalação do sistema de energia solar fotovoltaica são utilizados mais equipamentos.

Além dessas placas, também é necessário instalar um quadro elétrico especial e um inversor eletrônico. Esses elementos são preparados para obter a energia solar e medir o seu consumo. A instalação completa demora em torno de 2 ou 3 dias.

Veja as dúvidas frequentes sobre energia solar

Fonte: Cogera Energia

2- Quanto custa?

O preço para o investimento inicial em energia solar para residências pode ser variável entre R$ 10.000 e R$ 50.000 com todos os custos incluídos, sendo esses valores para casas com sistemas entre 1,32Kwp e 10,56Kwp. Quanto maior a casa, maior o sistema e, consequentemente, maior o preço.

Calma, não entre em pânico. Em um primeiro momento, realmente parece ser um valor alto, mas é preciso considerar o nível de economia que você terá a médio e longo prazo.

A conta de luz pode ser reduzida consideravelmente, podendo até mesmo chegar ao ponto de zerar. Essa é uma das principais vantagens da energia solar.

Os módulos de energia solar duram em média de 25 a 30 anos e estima-se que o sistema se paga entre 4 e 6 anos. São mais de 20 anos de economia nítida! Portanto, é possível perceber que vale o investimento.

Dúvidas frequentes sobre energia solar: saiba mais

Fonte: Envato

3- Ainda terei energia nos dias nublados, chuvosos e à noite?

Sim, você ainda terá energia em qualquer um desses momentos. A energia solar é gerada pela radiação solar, que está presente mesmo nos dias chuvosos e nublados. A produção dessa energia limpa nada tem a ver com o nível da temperatura. Em relação à noite, a explicação é quase a mesma.

A diferença é que no período noturno realmente não há incidência solar, mas a energia gerada durante o dia é armazenada e suficiente para ser usada durante a noite. Essa é uma das principais dúvidas frequentes sobre energia solar.

4- Obtendo a energia solar, posso cancelar o contrato com a concessionária de energia local?

Definitivamente não. Ao instalar um sistema de energia proveniente do sol, o que acontece é que a concessionária passará a emitir uma conta luz específica. Nela deverá constar a energia produzida pela residência e a energia consumida.

Quando a energia solar produzida pela residência ultrapassar o consumo do mês, serão gerados créditos para serem usados em outro período e o valor da conta cai completamente.

Confira as dúvidas frequentes sobre energia solar

Fonte: Cogera Energia

5- Preciso fazer alguma modificação na minha casa ou empresa para instalar os painéis solares?

No geral, não. Na hora de fazer a instalação, a fiação elétrica da casa ou empresa pode ser aproveitada para o novo sistema de energia solar. O máximo que pode acontecer é, caso seja necessário, fazer um reforço nos telhados para que eles suportem o peso dos painéis.

6- Onde o equipamento deve ser instalado?

A instalação deve ser feita no telhado, onde tenha bastante incidência de raios solares, evitando cantos que fazem muita sombra em determinado horário do dia. Além disso, os painéis devem seguir uma inclinação entre 15° e 20°, de acordo com a região. Quanto mais perto da orientação norte, melhor.

Essas foram algumas das dúvidas frequentes sobre energia solar. Se você ainda quiser saber mais, entre em contato com a Cogera. A empresa possui as melhores soluções em energia solar em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). Além disso, conta com profissionais qualificados para realizarem a implantação do sistema ideal para qualquer tipo de projeto.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!