Energia fotovoltaica pelo mundo

A energia solar, aos poucos, está adquirindo seu espaço e se tornando um dos meios de energia renovável mais utilizados em todo canto. Isso explica o porquê da disseminação da energia fotovoltaica pelo mundo. Ela já é aproveitada em diversos países e a Cogera vai revelar algumas curiosidades sobre esse tipo de energia solar que é tão usado no planeta.

Veja mais sobre a energia fotovoltaica pelo mundo

Até 1996, a liderança do mercado de energia fotovoltaica era dos Estados Unidos. Sua capacidade instalada chegou aos 77MW, que, até aquele período, era muito mais do que em qualquer outro país.

Então, os anos se passaram e o país foi ultrapassado pelo Japão que, em menos de 10 anos, perdeu o posto para a Alemanha, que lidera o mercado até hoje. Agora, você vai conferir mais informações da energia fotovoltaica pelo mundo de acordo com outros países.

Veja mais sobre a energia fotovoltaica pelo mundo

Fonte: Envato

China

Segundo o Wikipedia, a China conta mais de 400 empresas fotovoltaicas. Até o ano de 2014, o país produzia praticamente a metade dos produtos fotovoltaicos que são gerados no mundo. A capacidade de produção dos painéis solares chineses cresceu absurdamente entre 2009 e 2011, ultrapassando até mesmo a demanda mundial.

Por conta disso, a União Europeia acusou a indústria chinesa de praticar dumping, que significaria estar vendendo os painéis com valores muito abaixo do mercado. Daí por diante, a entidade passou a incluir impostos na importação do material.

A China sempre bateu as previsões na produção de energia fotovoltaica pelo mundo. Em 2015, o país concentrou, em apenas três meses, a mesma potência fotovoltaica implantada na França e Espanha, por exemplo, em toda a história.

Por causa do avassalador crescimento da energia no país, as autoridades perceberam que era necessário fazer uma nova avaliação dos seus objetivos de potência desse tipo de energia solar. Até 2020, a China pretende possuir uma potência fotovoltaica de 100 GW.

Japão

A energia fotovoltaica no Japão cresce de forma muito rápida desde a década de 1990. O país está entre os líderes de fabricação dos módulos fotovoltaicos. A irradiação solar no Japão é ótima, o que explica o crescimento do país no mercado fotovoltaico.

No início de 2014, a potência fotovoltaica implantada no Japão bateu o recorde histórico, chegando a 10 GW (sua marca antiga era 7 GWp, implantados em 2013). No final do mesmo ano, sua potência total atingiu em torno dos 23 GW, que colaboraram com, aproximadamente, 2,5% da demanda elétrica de todo o país.

Energia fotovoltaica pelo mundo

Fonte: Cogera Energia

Itália

A Itália possui um programa de incentivo à utilização de energia solar chamado Conto Energia. Por causa dele, o país está entre os primeiros produtores de eletricidade por meio da energia fotovoltaica. O crescimento da produção dessa energia no país realmente tem sido considerável nos últimos anos.

A potência fotovoltaica da Itália triplicou no ano de 2010 e quadruplicou em 2011. Por causa disso, chegaram a produzir 5,6% de toda a energia utilizada no país, segundo dados do Wikipedia.

França

A França é detentora do terceiro mercado de energia fotovoltaica mais importante da União Europeia. Ela perde apenas para Alemanha e Itália. Até 2014, possuía mais de 5 GWp instalados. O país chegou a aumentar ainda mais a cota dos seus leilões para esse tipo de energia de 400 a 800 MW. Isso porque houve um reconhecimento governamental do quanto o mercado de energia solar tem se tornado cada vez mais competitivo.

Índia

A Índia é um país com imensa população. Combinada com uma capacidade alta de irradiação solar, ela se torna um ótimo país para desenvolvimento da energia fotovoltaica pelo mundo. Lá em 2009, o país realizou o anúncio de um programa de investimento de 19 milhões de dólares para produção de energia solar até o ano de 2020.

O grande parque solar Charanka, com 214 MW, entrou em serviço em abril de 2012, juntando-se com 605 MW na região de Gujarate. Esse total representou cerca de dois terços da potência fotovoltaica presente em toda a Índia.

Energia fotovoltaica pelo mundo

Fonte: Cogera Energia

Brasil

Entre toda a matriz energética brasileira, menos 0,0008% da energia é produzida por sistemas solares fotovoltaicos (dados de 2015). O Brasil recebe uma irradiação acima de 3000 horas por ano. Segundo o Wikipedia, é o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.

Em agosto de 2011 foi inaugurada, no sertão do Ceará, a MPX Tauá. É a primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil. Sua capacidade inicial de geração é de 1 megawatt pico.

A maior usina solar do país é composta por 19.424 painéis solares e fica no município de Tubarão, em Santa Catarina. Ela gera energia em até 3 MW, quantidade suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. Apesar de todo o potencial existente, o Brasil ainda cresce de forma lenta no que diz respeito à energia solar.

A presença da energia fotovoltaica pelo mundo é mais do que comprovada. Você está buscando por esse serviço? A Cogera possui as melhores soluções em energia solar e está à sua disposição. Faça um orçamento!

Talvez você goste

Leia Mais +29 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia solar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

A região do Brasil que possui a maior incidência solar é a Centro-Oeste. Por esse motivo, a produção de energia solar em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, é totalmente viável e oferece diversos benefícios, tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente. Com o aumento constante do preço da
Leia Mais +23 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Tipos de energia solar: saiba mais sobre elas

Energias renováveis têm ganhado bastante espaço por todo o mundo. Entre elas está a energia solar, uma das mais utilizadas. Existem dois tipos de energia solar que servem para diferentes propósitos: energia fotovoltaica e energia térmica. As duas possuem diferentes benefícios ecológicos. Por isso, se apresentam como uma ótima alternativa em relação a outros meios
Leia Mais +23 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia solar em Cuiabá, Mato Grosso

A busca incansável por energia sustentável tem feito com que algumas capitais brasileiras se sobressaiam em um país farto em recursos naturais. Neste artigo, você entenderá por que o investimento em energia solar em Cuiabá, Mato Grosso, tem sido importante para destacar a cidade como um dos polos de energia limpa. Por conta das secas
TOPO