Energia solar no Brasil

Energia solar no Brasil

Você já parou para se perguntar como é a energia solar no Brasil?

Energia solar no Brasil
Fonte: freepik.

Se você tem interesse em fontes de energia alternativas, certamente isso já deve ter passado pela sua cabeça. Afinal, a energia solar é uma opção de energia limpa que cresce cada vez mais no mundo atual. Como opção de fonte de energia renovável, ela se destaca, providenciando energia elétrica sem causar impactos negativos no meio ambiente.

Mas isso se refere à energia solar num geral. Como ela se aplica ao Brasil? Se você tentar perguntar, a maioria das pessoas sequer vão saber que existe energia fotovoltaica no nosso país, mas esse é um assunto muito importante. No mundo em que vivemos, ameaçado pelo efeito estufa e as mudanças climáticas, é essencial estar informado a respeito desse tópico.

No mundo em que vivemos, ameaçado pelo efeito estufa e as mudanças climáticas, a energia solar é muito importante
Fonte: freepik.

Por conta disso, separamos esse artigo para você saber mais sobre a energia solar no Brasil. Tem interesse em aprender? Então vem com a gente!

Como começou a energia solar no Brasil

A primeira usina solar a ser fundada em solo brasileiro foi a usina MPX Tauá, no sertão do Ceará. Ela foi a primeira usina a gerar energia solar fotovoltaica em escala comercial no Brasil. Ela foi fundada em 2011.

Já a primeira contratação de energia solar de geração pública centralizada ocorreu em 2014, de acordo com o relatório do MME (Ministério de Minas e Energia). Ela foi consequência de um leilão público realizado pelo governo brasileiro. A partir daí, os resultados dos leilões só cresceram, aumentando a presença da energia solar no Brasil.

Como começou a energia solar no Brasil
Fonte: freepik.

No entanto, apesar de todo esse crescimento, a energia solar corresponde a uma parcela muito pequena da matriz energética brasileira. De toda a energia elétrica que é produzida no Brasil, menos de 0,75% vem de sistemas solares fotovoltaicos. Isso equivale a 1,19 GW de potência instalada.

Essa parcela de utilização, apesar de ter aumentando com os anos, permanece pouco aproveitada. A maior parte da produção elétrica do Brasil permanece vindo de usinas hidroelétricas, que podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente das áreas em que são instaladas.

Um país de grande potencial solar

A falta de aproveitamento da energia solar no Brasil é lamentável, especialmente porque nosso país tem um enorme potencial de produção de energia fotovoltaica.

Um país de grande potencial solar
Fonte: freepik.

O Brasil é o país com maior taxa de irradiação solar do mundo. Ele recebe uma insolação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano. Na região Nordeste, especialmente, há uma incidência média diária entre 4,5 e 6 kWh. São os maiores valores de irradiação global.

Assim, o potencial que o Brasil, como território, oferece para a indústria fotovoltaica é sem igual. Por isso, é necessário ir além das limitações das usinas hidroelétricas e compreender as vantagens da energia solar.

O Brasil é o país com maior taxa de irradiação solar do mundo.
Fonte: freepik.

No momento, existem, operando em sono brasileiro, 20.000 sistemas fotovoltaicos. Mas isso é apenas uma parcela minúscula do que o Brasil é capaz de fazer com a energia solar. Com os devidos investimentos, nosso país poderia viver uma verdadeira revolução energética ao optar por uma fonte de energia renovável e sem danos ao meio ambiente.

E aí, ficou interessado? É possível instalar energia solar na sua casa, com a ajuda de uma empresa qualificada. A Cogera Energia é uma empresa baseada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e em Cuiabá, no Mato Grosso. Atendemos todas as cidades dos dois estados.

Atendemos todas as cidades dos dois estados.
Fonte: freepik.

Nossa atuação se guia a partir do vislumbre de oportunidades de atuação no mercado nacional, prezando pelo crescimento da energia solar no Brasil. Oferecemos serviços qualificados, com uma equipe eficiente, buscando sempre a inovação tecnológica. Quer saber mais? Entre no nosso site e faça um orçamento com a gente!

close