Entenda como ocorre o efeito fotovoltaico

Entenda como ocorre o efeito fotovoltaico

Como ocorre o efeito fotovoltaico? Para quem tem ou pensa em ter um sistema fotovoltaico, essa é uma pergunta importante para se fazer. Afinal, entender como esse tipo de sistema funciona é o primeiro passo para aprender mais sobre o equipamento como um todo.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como o efeito fotovoltaico acontece e qual é a importância dele para um sistema de geração de energia solar. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como ocorre o efeito fotovoltaico
Fonte: Freepik

Entenda como ocorre o efeito fotovoltaico com esse artigo

A energia fotovoltaica é uma forma de geração de eletricidade muito vantajosa. Em primeiro lugar, trata-se de uma energia limpa e renovável, o que significa que ela não traz impactos negativos para o meio ambiente. Além disso, ela também pode ser ótima para a economia financeira, pois gera uma redução significativa na conta de luz mensal.

No entanto, para apostar neste tipo de energia, é preciso, antes, entender como ele funciona. Sendo assim, é necessário entender como ocorre o efeito fotovoltaico.

Trata-se de um fenômeno que acontece nas células solares. As células solares são unidades que, dispostas em série, compõem os painéis fotovoltaicos. Os painéis são as superfícies do sistema fotovoltaico que capta a irradiação solar para que ela seja convertida em corrente elétrica.

É através desse processo que acontece o efeito fotovoltaico. Isso porque as células solares são feitas de silício, que é uma substância química com propriedades condutoras.

Substituir o sistema de energia elétrica da sua casa por energia solar pode resultar numa economia de até 90%
Fonte: Freepik

Quando os raios de sol atingem uma célula solar de silício, os fótons (partículas de luz) dos raios atingem os elétrons da última órbita do átomo da célula. Isso faz com que o elétron atingido se torne um elétron de valência.

Um elétron de valência é um elétron que supera a força de atração exercida pelo núcleo do átomo. Devido a isso, ele é capaz de se movimentar. Ele, então, deixa a órbita do núcleo e viaja pelo material. É essa movimentação que caracteriza um material condutor. Quando um elétron de valência se movimenta dessa forma, ele gera uma corrente elétrica.

É a partir dessa corrente elétrica que todo o sistema de geração de energia solar pode funcionar. Com a ajuda de um inversor, essa corrente se torna apropriada para o consumo, o que permite que um estabelecimento utilize esse tipo de equipamento durante o dia a dia.

Diante disso, é possível observar que o efeito fotovoltaico é uma parte indispensável do processo de geração de energia solar. É a reação química na qual todo o sistema se baseia para produzir.

Como surgiu a energia solar
Fonte: Freepik

Obtenha o seu sistema fotovoltaico com a Cogera Energia

Agora que você já sabe como ocorre o efeito fotovoltaico, é hora de pensar no sistema fotovoltaico em termos mais práticos. Assim, surge a dúvida: como obter um sistema de geração de energia solar?

A melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa qualificada e que seja bem estabelecida no mercado de energia. Desse modo, você pode ter acesso a equipamentos de alta qualidade.

Não sabe que empresa de energia escolher? A Cogera Energia é uma ótima opção. Funcionando no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, a Cogera é uma empresa voltada para soluções de energia que oferece a instalação de sistemas fotovoltaicos com eficiência e segurança. Contando com uma equipe de profissionais especialistas, a Cogera é a escolha ideal para qualquer pessoa que queira apostar na energia solar, sempre trabalhando com tecnologias de última geração para garantir o conforto de seus clientes.

A Cogera atua em todo o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal e Goiás. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento para os seus painéis solares!