Entenda o que é um grupo gerador de energia

Entenda o que é um grupo gerador de energia

Gerar energia elétrica é crucial para o sucesso de qualquer estabelecimento. Afinal, na era em que vivemos, utilizamos a energia o tempo todo em nossas rotinas diárias. Assim, transformamos o que já foi um grande avanço tecnológico em um recurso básico para a subsistência. E há muitas formas de gerar energia elétrica. Uma delas é utilizando um grupo gerador de energia. Mas o que é isso? Como funciona? E quais são as vantagens de adotar esse tipo de produção de energia? Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender mais a respeito!

Entenda o que é um grupo gerador de energia
Acervo Cogera Energia

Entendendo o que é um grupo gerador de energia

Como o próprio nome já sugere, um grupo gerador de energia é um sistema voltado para a produção de energia elétrica, composto por equipamentos de médio e grande porte. A principal diferença de um grupo gerador para outras formas de geração de energia elétrica (como, por exemplo, a energia solar gerada através de painéis fotovoltaicos) é que ele normalmente não é feito para ser a principal fonte de energia de um local. Na verdade, sua principal função é providenciar energia elétrica no caso de falhas ou problemas no sistema, evitando uma situação de ausência de energia.

O funcionamento desse tipo de equipamento é bastante simples. Embora existam muitos tipos de geradores de energia, os grupo geradores, de modo geral, funcionam com um motor que é abastecido com diesel, gasolina ou gás natural. Junto com esse motor, existe também um alternador. Essas duas peças são acopladas em conjunto com outros elementos em uma base, formando o sistema em questão.

Entendendo o que é um grupo gerador de energia
Acervo Cogera Energia

Saiba qual é a importância de um grupo gerador de energia

Uma vez que você entende o que é um grupo gerador de energia, é preciso, então, compreender qual é a sua importância. E esse tipo de máquina é crucial para o funcionamento eficiente de diversos estabelecimentos.

Isso ocorre por uma razão muito básica: A importância da prevenção. Uma falha na fonte da energia elétrica pode ser muito prejudicial para o funcionamento de um estabelecimento. Sem uma alternativa, você fica sujeito à manutenção da fonte original, que pode demorar muito mais do que você gostaria.

Por conta disso, é necessário ter um plano B de geração de energia que possa manter o local afetado funcionando, sem prejudicar, assim, as dinâmicas sociais e de trabalho que acontecem dentro dele.

Diante disso, não é de se espantar que os grupos geradores de energia sejam opções muito populares com todo tipo de estabelecimento industrial e comercial. Em locais onde o funcionamento sem interrupções é ainda mais importante, como clínicas ou hospitais, esse tipo de equipamento é obrigatório. Ele é, afinal, uma garantia de segurança da qual não é possível abdicar.

Mas não é porque um grupo gerador de energia não é obrigatório para um determinado estabelecimento que não vale a pena investir em um. Em uma empresa, por exemplo, um grupo gerador é fundamental para manter a produtividade em alta sem interrupções. Esse também é o caso para locais como shoppings, hotéis, restaurantes e muitos outros.

Saiba qual é a importância de um grupo gerador de energia
Acervo Cogera Energia

Invista em um grupo gerador de alta qualidade e desempenho

Para instalar um grupo gerador de energia no seu estabelecimento, o ideal é que você opte por uma empresa que realize um serviço de alto nível, sempre de acordo com as normas de segurança. A Cogera, por exemplo, é uma ótima opção. A empresa é especializada na parte técnica, mecânica e de transferência e comando, tornando-a preparada para realizar a instalação com eficiência. Quer saber mais? Entre em contato com a Cogera através do site e faça um orçamento!

close