Entenda os benefícios da energia solar para a agricultura

Entenda os benefícios da energia solar para a agricultura

Você sabe quais são os benefícios da energia solar para a agricultura? A energia solar é uma opção de geração de energia elétrica com muitas vantagens. No entanto, ela pode ser muito útil para indústrias específicas. No campo e em áreas rurais, a energia solar vem se mostrando como um ótimo recurso. É uma grande ajuda para agricultores e produtores rurais.

Mas quais são os motivos para isso? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar quais são os benefícios da energia solar para a agricultura. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda os benefícios da energia solar para a agricultura
Fonte: freepik.

Entenda quais são os benefícios da energia solar para a agricultura

O potencial para a energia solar no Brasil sempre foi imenso. Isso se deve ao fato de que o país recebe altos índices de radiação solar. Isso favorece a instalação de sistemas de energia fotovoltaicos em seu território. E essa instalação pode ser muito útil para os produtores rurais.

A agricultura no Brasil também é uma indústria altamente desenvolvida. No entanto, a competitividade do setor pode muitas vezes dificultar a vida de pequenos produtores. Eles precisam de diferentes estratégias para contornar esses obstáculos. E a energia solar é uma dessas estratégias. A seguir, vamos apresentar algumas razões para isso. Confira!

Redução na conta de luz

Uma das maiores vantagens oferecidas por um sistema de energia solar é que ele reduz a conta de luz mensal. A conta de luz de um local pode diminuir em até 90% após a instalação de um sistema de energia solar.

Essa economia é muito positiva para sistemas de energia residenciais. E, para uma empresa rural, pode ser decisiva em termos de orçamento. Afinal, é necessário o manejo adequado de recursos limitados. Isso é crucial para o sucesso de qualquer produtor rural.

Sendo assim, poder contar com uma economia em um fator como a energia elétrica é uma vantagem que não pode ser ignorada. É uma melhora crucial para o funcionamento da produção.

Instalação de painel solar fotovoltaico: como fazer
Acervo Cogera Energia

O produtor ganha autonomia

Poder contar com uma fonte de energia elétrica é muito positivo. Principalmente para o dia a dia do produtor rural. O excedente gerado vindo dos painéis solares é injetado na rede concessionaria local. E, isso contribui para a melhora da qualidade de vida dos moradores da região.

Isso porque muitas vezes eles são forçados a lidar com a falta de eletricidade. Essa fonte extra, portanto, é uma maneira de ganhar mais autonomia.

A irrigação se torna mais barata

Sistemas de irrigação por energia solar são uma forma de reduzir custos. Com eles, essa ferramenta necessária para o funcionamento de uma área rural se torna mais acessível.

A manutenção desses sistemas é mais barata do que a dos sistemas comuns. Aqueles que funcionam através de energia elétrica. Desse modo, é uma opção mais fácil para os pequenos produtores.

Há a possibilidade de aumentar a precisão na agricultura

A economia gerada pela energia solar gera o redirecionamento de recursos para a agricultura de precisão. A utilização de mais sistemas de energia solar combina a sustentabilidade com a eficiência. Assim, é estimulado o uso de novos métodos tecnológicos.

A Cogera energia oferece a instalação de paineis solares em diversas regiões do país
Acervo Cogera Energia

Instale um sistema de energia solar com ajuda especializada

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios da energia solar para a agricultura, é hora de dar início ao seu próprio projeto. Para isso, é bom ter a ajuda de uma empresa especializada em energia. A Cogera Energia, é uma ótima opção. Ela realiza projetos e instalações de sistemas de geração de energia solar com o objetivo de reduzir até 90% do valor da conta de energia.

Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento!

close