Entendendo a matriz energética brasileira

Entendendo a matriz energética brasileira

Se você tem interesse em saber mais sobre fontes e formas de energia renovável, já deve ter se deparado com a ideia de uma matriz energética brasileira. Mas o que esse termo significa? Do que estamos falando quando nos referimos à essa matriz? Nesse artigo, vamos explicar o que é a matriz energética brasileira e qual o papel de diferentes tipos de geração de energia elétrica dentro dela. Quer saber mais? Venha com a gente e descubra!

Entendendo a matriz energética brasileira
Fonte: freepik.

O que é a matriz energética brasileira

A matriz energética é uma representação de todos os recursos energéticos disponíveis para serem utilizados em um determinado território. Seja ele um país, continente ou região. Desse modo, podemos concluir que a matriz energética brasileira é a representação dos recursos que estão presentes e prontos para utilização no território do Brasil.

Uma vez que você entende o que é a matriz energética brasileira, então, podemos nos voltar para a discussão de seus componentes. Ou seja, as fontes energéticas que formam nossa matriz. Conhecer esses dados é fundamental para entender como está a produção energética do país e compreender melhor possíveis problemas e soluções. Vejamos, então, a composição da matriz energética do Brasil.

Energia hidráulica

De longe a maior parte da energia elétrica no Brasil vem de usinas hidrelétricas. Ou seja, usinas que utilizam a energia potencial da pressão da água para gerar eletricidade. A energia hidráulica corresponde a 75% da matriz energética brasileira, possuindo 146 usinas distribuídas pelo território do nosso país.

Apesar de renovável, a energia hidráulica possui alguns problemas. A construção de usinas hidrelétricas normalmente envolve uma larga quantidade de desmatamento e prejudica o desenvolvimento de espécies de fauna local, causando impactos ambientais graves. Além disso, especialmente no Brasil, essas obras podem ser altamente prejudiciais para sociedades de povos ribeirinhos e indígenas. Elas dificultam o acesso à água e às vezes removem comunidades de suas áreas. Um caso emblemático desse tipo de situação é o da construção da usina de Belo Monte.

A energia de biomassa é obtida através da combustão de material orgânico.
Fonte: Freepik

Biomassa

A energia gerada pela biomassa é obtida através da combustão de material orgânico, como lenha ou cana. No caso do Brasil, uma das fontes mais utilizadas é o etanol, combustível com preço baixo e que emite menos gases poluentes do que o petróleo, por exemplo.

Energia eólica

A energia eólica é gerada através da transformação da energia do vento, capturada através de grandes aerogeradores. Em termos de impactos ao meio ambiente, ela é considerada uma das formas de geração de energia mais limpas. Gerando assim, eletricidade sem prejudicar a natureza. No entanto, sua aplicação muitas vezes é limitada, pois depende da incidência do vento sobre uma região. No Nordeste brasileiro, por exemplo, seu potencial de produção de energia é imenso, mas o mesmo não ocorre em regiões que tenham menores taxas de vento por ano.

Energias não-renováveis

Apesar da maior parte da matriz energética brasileira ser composta por energias renováveis, ainda há uma parcela de fontes não-renováveis, tais como petróleo e carvão. Essas fontes costumam ser profundamente prejudiciais ao meio ambiente. Seu uso, por consequência, é muito criticado por ambientalistas.]

A energia solar é uma ótima alternativa de energia limpa e renovável
Fonte: Freepik

Energia solar

A energia solar é um campo que cresce cada vez mais no Brasil. Representando uma ótima alternativa de energia limpa e renovável, ela oferece grande potencial em um país com alta incidência de raios solares como o nosso. Além disso, pode representar uma redução significativa na conta de luz, possuindo grande custo-benefício.

Para saber mais sobre energia solar no Brasil, uma boa ideia é entrar em contato com uma empresa como a Cogera. Realizamos instalações de painéis solares com segurança e eficiência por todo o país. Faça um orçamento com a gente!

close