Entenda mais sobre os equipamentos de uma subestação de energia

Entenda mais sobre os equipamentos de uma subestação de energia

Subestações de energia são redes distributivas por onde a energia elétrica com altas potências é conduzida antes de chegar para o nosso consumo no dia-a-dia. Elas são um tipo de sistema elétrico muito complexo e composto por diferentes dispositivos. Neste artigo, você vai conhecer os equipamentos de uma subestação de energia e entender um pouco sobre suas funções.

Confira seis equipamentos de uma subestação de energia

Transformadores de corrente

Transformadores de instrumento (corrente e tensão) são os equipamentos de uma subestação de energia que mostram os valores de corrente e tensão. Essa medida é necessária devido ao crescimento do consumo de eletricidade atualmente.

Esses transformadores são capazes de se adequar aos limites dos outros equipamentos do sistema. Sua principal função é compor de corrente medidores e equipamentos de medição e proteção, respeitando sempre as demarcações de isolamento.

Entenda mais sobre os equipamentos de uma subestação de energia
Fonte: Envato

Transformadores de potencial

Transformadores de potencial têm como objetivo medir tensões acima de 600V. Eles possuem um funcionamento parecido com os transformadores de corrente. Isso porque fornecem uma tensão no mesmo nível de proporção dos circuitos de alta tensão que estão sendo medidos. Além disso, os transformadores de potencial têm como principal característica uma margem baixa de erro na relação de transformação e no ângulo de fase.

Secionadores

Os secionadores são responsáveis por abrir, fechar ou transferir as ligações de circuitos que possuem o ar como meio de isolamento. Essa operação deve ocorrer depois que o circuito é aberto por outro equipamento: um disjuntor. Para isso, existem requisitos de manobra que devem ser obedecidos. São eles:

  • As partes que podem ficar em sobtensão devem estar isoladas;
  • Só realizam operação em circuitos sem passagem de corrente;
  • Posição fechada: não deve haver resistência à corrente que está circulando;
  • Posição aberta: deve suportar as tensões existentes com segurança.
Veja os equipamentos de uma subestação de energia
Fonte: Cogera Energia

Disjuntores

Disjuntores são os equipamentos de uma subestação de energia mais importantes no que diz respeito à segurança dela. Além disso, nas redes elétricas, são os mais efetivos dispositivos de manobra em uso. Os disjuntores são preparados para interromper, estabelecer e conduzir correntes normais e anormais dos sistemas. Suas instalações devem ser acompanhadas dos seus respectivos relés.

Os relés são encarregados de detectar correntes elétricas do circuito e decidem se o disjuntor deve ser ou não acionado. Sem os relés, os disjuntores viram apenas uma chave de manobra e perdem sua característica principal, que é a proteção e segurança.

Para-raios

O para-raios também é um dos equipamentos de uma subestação de energia com características de proteção e segurança. Sua função é limitar valores dos surtos de tensão transiente, que podem gerar complicações aos equipamentos elétricos.

Quando há um valor de sobretensão, o para-raios se torna condutor e realiza o descarregamento de parte da corrente elétrica.

Equipamentos de uma subestação de energia exigem atenção
Fonte: Envato

Existe um limite de tensão a que o para-raios pode ser sujeitado sem processar a descarga da corrente. Esse nível é chamado de tensão disruptiva à frequência nominal.

Resistores de aterramento

É habitual utilizar um resistor ou reator entre o neutro e a terra para dar um limite a corrente de curto-circuito. Os resistores de aterramento são equipamentos que também compõe a parte de proteção e aterramento das subestações de energia.

Eles exercem sua função em paralelo com outros dispositivos de proteção e medição como os transformadores de corrente, disjuntores e relés. Esse trabalho unificado tem como objetivo principal a garantia de segurança e disponibilidade para o sistema. Vale ressaltar que as resistências de potência dos resistores ainda não são conhecidas pela maior parte dos engenheiros elétricos.

Veja alguns equipamentos de uma subestação de energia
Fonte: Cogera Energia

Como já dito, esse é um assunto de tremenda complexidade. A Cogera resumiu para você algumas particularidades dos equipamentos de uma subestação de energia, mas ainda há muito mais especificidades sobre isso.

A empresa possui profissionais capacitados e experientes e oferece as melhores soluções de subestação de energia para satisfação do cliente. Entre em contato e faça seu orçamento.

close