Geração solar fotovoltaica de energia elétrica: O que você precisa saber

Geração solar fotovoltaica de energia elétrica: O que você precisa saber

A energia solar fotovoltaica é uma ótima opção para quem busca fontes renováveis e limpas de energia elétrica. Mas como ela funciona? Qual é o seu potencial? Se você não sabe quais são as respostas para essas perguntas, não precisa se preocupar: Neste artigo, vamos ajudar você a responder essas questões. Continue com a leitura para descobrir tudo que você precisa saber sobre a geração solar fotovoltaica de energia elétrica.

Geração solar fotovoltaica de energia elétrica: O que você precisa saber
Fonte: Freepik

Descubra o que você precisa saber sobre a geração solar fotovoltaica de energia elétrica

O Brasil é um país com um imenso potencial para a geração de energia solar. E, quando falamos de geração solar fotovoltaica, existem dois tipos de produção principais que podemos abordar. Eles são: A geração solar fotovoltaica centralizada e a geração solar fotovoltaica distribuída.

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!

Geração solar fotovoltaica centralizada

A geração solar fotovoltaica centralizada é caracterizada pelas usinas de grande porte. No Brasil, elas têm sido implantadas principalmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e em parte do Sudeste. Por conta disso, essas regiões apresentam os índices de rendimentos médios anuais de geração solar fotovoltaica mais altos.

Essas usinas são instaladas no solo. Elas ficam em cima de estruturas metálicas inclinadas fixas ou seguindo a trajetória do Sol.

Sua presença nestas regiões é indicativa das inúmeras possibilidades oferecidas pela alta incidência de raios solares no território brasileiro. E, por conta desse potencial, seria positivo para a indústria que esses números aumentassem no futuro.

Esse aumento pode ocorrer de muitas formas. Uma possibilidade é que as usinas de grande porte se tornem mais presentes no Sul e no Sudeste. Existem muitas razões para isso. Dentre elas, é possível citar:

Geração solar fotovoltaica de energia elétrica: O que você precisa saber
Fonte: Freepik
  • Há distâncias menores para os grandes centros de consumo nestas regiões;
  • O Sul e o Sudeste possuem uma maior disponibilidade de pontos de conexão à rede, sem ter a necessidade de novas linhas de transmissão.
  • Essas regiões possuem uma grande concentração de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os estados indicados para tal seriam Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O Oeste destes estados, em particular, recebe níveis de altos de radiação solar, fazendo dele uma região propícia para a geração solar fotovoltaica centralizada.

Geração solar fotovoltaica distribuída

Já o outro tipo de geração solar fotovoltaica é a geração distribuída, também conhecida como GD. Esse tipo de geração solar costuma ocorrer em centros urbanos, com seus sistemas sendo implantados em coberturas de edifícios e telhados. Trata-se de uma implantação muito popular que se espalha por todo o território do Brasil. No entanto, é mais proveitosa em locais onde o índice de radiação solar anual é alto.

A utilização de geração solar fotovoltaica distribuída é uma ótima forma de economizar com a conta de luz mensal. Devido a isso, ela é uma opção especialmente tentadora em locais onde a tarifa de eletricidade é mais cara.

A redução dos preços dos geradores solares fotovoltaicos que ocorreu nos últimos anos significa que eles se tornam cada vez mais utilizados no país. Isso vale especialmente para a produção independente de energia solar residencial.

Geração solar fotovoltaica de energia elétrica: O que você precisa saber
Fonte: Freepik

Saiba mais sobre a geração solar fotovoltaica com a Cogera Energia

Agora que você já sabe o básico sobre a geração solar fotovoltaica de energia elétrica, é hora de conhecer o assunto mais profundamente. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada na área.

A Cogera Energia pode ser uma ótima opção para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!

close