Gerador de energia solar

Gerador de energia solar

Você sabe o que é um gerador de energia solar? Há diversas particularidades sobre esse dispositivo que você precisa saber se o assunto “energia renovável” te interessa. Neste artigo, a Cogera vai explicar algumas características do gerador solar e para que ele serve.

Saiba o que é um gerador de energia solar

O gerador de energia solar trata-se de um dispositivo que faz a conversão da energia do sol para energia elétrica para ser utilizada em sua residência ou no seu negócio. Esse processo é conhecido como energia fotovoltaica.

As contas de luz têm tido um aumento constante. O aquecimento global, ocasionado pelo consumo excessivo de combustíveis fósseis, também tem piorado bastante. Por isso, o gerador de energia solar tem se tornado uma ótima alternativa para que as pessoas possam produzir sua própria eletricidade através da luz do sol.

Gerador de energia solar

Fonte: Freepik

Entenda para que serve um gerador de energia solar

Para um gerador solar, ou gerador fotovoltaico, existem diferentes aplicações. Na maior parte das vezes, as pessoas o utilizam para produzir sua própria energia elétrica em suas casas e/ou empresas. Dessa forma, é possível diminuir ao máximo os valores da conta de luz.

Outras pessoas usam o gerador solar de uma forma emergencial. Já outras o utilizam como fonte de energia nas áreas remotas, onde não é possível ter fácil acesso à rede de eletricidade ou quando não é viável levar gasolina para um gerador comum.

Veja como funciona o gerador de energia solar conectado à rede

1- Painel solar

O painel solar realiza a produção de eletricidade em corrente contínua a partir do momento em que a luz do sol o toca.

2- O inversor fotovoltaico

O inversor solar converte a energia que vem dos painéis solares em eletricidade, já a transformando em corrente alternada. Assim, a energia está pronta para ser usada em sua casa ou empresa.

Veja como funciona o gerador de energia solar conectado à rede

Fonte: Freepik

3- A energia solar é distribuída para sua residência ou negócio

Quando a energia sai do inversor solar, ela passa para o seu quadro de luz e, então, é distribuída para sua casa ou estabelecimento. É dessa forma que há a redução do consumo de energia elétrica que você faz por meio da concessionária local.

4- Energia solar pode ser utilizada nos aparelhos elétricos domésticos

A energia produzida pelo gerador solar de energia pode ser utilizada para qualquer aparelho elétrico que esteja ligado a uma tomada. TVs, máquinas de lavar, ar-condicionado, computador, batedeiras, etc.

5- Se você não consumir, ganha créditos de energia

Seu gerador de energia solar pode produzir eletricidade de maneira excessiva para o local onde está instalado. Assim, essa energia remanescente vai para a rede elétrica e se transforma em “créditos de energia”, que serão usados de forma automática à noite ou em dias muito nublados e chuvosos.

Resumindo: você produz energia limpa através da luz do sol e, então, diminui de forma significativa os altos preços da sua conta de luz.

Energia Solar: solução que não agride o meio ambiente

Fonte: Freepik

Veja os riscos do gerador de energia solar caseiro

Somente profissionais da área (engenheiros ou eletricistas) sabem como instalar sistemas solares fotovoltaicos de maneira certa. Mesmo sendo uma instalação aparentemente simples, contratar uma empresa que realize o serviço é essencial. Apesar de pouco complexa, a instalação desses sistemas pode oferecer riscos altíssimos.

Veja um exemplo: ao tentar fazer sozinho a implantação de um sistema fotovoltaico, você pode cair do telhado ou até mesmo ser eletrocutado. Isso porque, não sendo um profissional da área devidamente treinado, você não tem a experiência e nem os equipamentos fundamentais para realizar a instalação.

Veja os riscos do gerador de energia solar caseiro

Fonte: Freepik

Se você deseja implantar um sistema de energia solar em sua casa ou empresa, conte com profissionais qualificados. Assim, você não coloca sua vida em risco e nem as das pessoas que estarão próximas.

A Cogera, empresa que oferece soluções de energia solar em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), possui profissionais capacitados para implantar o sistema ideal para cada local, de acordo com a necessidade do cliente. Entre em contato e faça um orçamento.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!