Instalação de painel solar fotovoltaico: como fazer

Instalação de painel solar fotovoltaico: como fazer

Optar pela instalação de um painel solar fotovoltaico, atualmente, deixou de ser uma ideia “fora da realidade”. Isso porque, aos poucos, a demanda por essa tecnologia cresce. E, à medida que há a expansão do uso, a oferta de serviços com condições e preços diversos aumenta. Além disso, com a evolução da tecnologia, a vida útil e eficiência dos equipamentos tornam-se maiores, o que tende a valorizar ainda mais o investimento.

Por isso, nesse artigo, preparamos um conteúdo sobre como se deve fazer a instalação de painéis solares. Confira!

Instalação de painel solar fotovoltaico

Soluções em Instalação de Painel Solar Fotovoltaico. Fonte: Cogera Energia

Sobre a viabilidade da instalação de um painel solar fotovoltaico

Mesmo parecendo uma excelente opção em termos de economia, a utilização desse tipo de tecnologia em residências e empresas ainda é pequena. No Brasil, essa viabilidade parece ser ainda maior, haja vista os altos índices de insolação em quase todo o território ao longo de um ano.

A título de comparação, a radiação solar que incide sobre o território brasileiro chega a superar em mais que o dobro aquela que incide sobre a Alemanha. No entanto, os alemães são líderes na produção de energia solar, sendo esta responsável por 5% de todo o fornecimento de energia do país. Mas, de fato, quanto maior os índices de insolação, mais rentável será um sistema de energia solar fotovoltaica.

A instalação adequada de um sistema como esse pode reduzir os custos com energia elétrica, chegando mesmo a zerá-los. Uma medida tomada pelo governo brasileiro veio a favorecer ainda mais a implementação desse tipo de matriz energética. Trata-se da resolução da Aneel, que autoriza a transformação da energia excedente produzida pelos sistemas fotovoltaicos em créditos na conta de luz. A viabilidade desses sistemas se deve ainda ao payback, isto é, ao período de tempo que o usuário precisa esperar até receber o retorno do investimento. Esse período pode variar, de acordo com a robustez do sistema, entre 4 e 10 anos.

A instalação de painéis solares passo a passo

O primeiro passo a ser dado deve ser uma análise das contas de luz da residência ou empresa (Confira o artigo sobre como escolher a energia solar para residências). Deve-se verificar o consumo em kWh para que se possa calcular uma média total. Esse cálculo pode ser feito tendo por base o consumo de um ano inteiro. É por meio desse valor que se poderá ter uma ideia do tamanho que o sistema a ser implementado deve ter para suprir as necessidades do ambiente.

Geralmente, os sites das empresas especializadas em instalação de sistemas fotovoltaicos contam com um simulador de custos do processo. Basta inserir o consumo em kWh e a cidade em que se encontra o estabelecimento. Informações como o número de placa necessárias e a área a ser ocupada por elas serão disponibilizadas. Em seguida, deve-se procurar por uma empresa que ofereça as melhores condições e serviços para fazer a instalação.

De fato, esse trabalho necessita de uma equipe técnica especializada. Os riscos presentes na instalação de painel solar fotovoltaico envolvem desde quedas a choques elétricos. Alguns procedimentos de segurança do trabalho, de acordo com cada tipo de serviço, devem ser observados nessa etapa.

Instalação de painel solar fotovoltaico passo a passo

Instalação de painel solar fotovoltaico feita pela Cogera Energia

O parecer de acesso

É importante atentar também para um outro passo fundamental: o parecer de acesso. Trata-se de um documento obrigatório no qual constam informações referentes às condições de acesso à energia no estabelecimento. Devem ainda estar constantes no parecer de acesso dados técnicos concernentes à conexão do sistema à rede de energia elétrica. A solicitação do parecer deve ser feita pelo usuário em uma loja da concessionária de energia.

Nesse artigo, apresentamos alguns passos a serem seguidos na instalação de um painel solar fotovoltaico. Falamos ainda da viabilidade dessa tecnologia e da importância de se analisar as necessidades de cada caso para a instalação de um sistema adequado.

Está buscando por soluções em energia solar em Campo Grande (MS) ou Cuiabá (MT)? A Cogera pode te ajudar! Entre em contato e faça um orçamento.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!