Um sistema fotovoltaico pode ser muito útil para qualquer tipo de local. Seja em uma residência ou em um prédio industrial, a energia solar é uma ótima forma de abastecimento. Mas, para que o sistema funcione da melhor maneira possível, ele requer certos cuidados.
É aí que entra a manutenção. Mas qual é a importância da manutenção do sistema fotovoltaico? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber a respeito. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!
Manutenção do sistema fotovoltaico: Entenda a importância
Uma das grandes vantagens de um sistema de geração de energia solar é a sua longevidade. Trata-se de um sistema que dura e funciona por bastante tempo. Isso garante o fornecimento de energia elétrica por um período de tempo significativo. Além disso, usar um sistema fotovoltaico garante uma redução de até 90% na conta de luz mensal do estabelecimento.
No entanto, para que os benefícios de um sistema fotovoltaico possam ser inteiramente aproveitados, ele precisa funcionar bem. E, para que isso aconteça, qualquer equipamento tecnológico necessita de manutenção.
Existem dois tipos de manutenção que podem ser empregadas em um sistema. A primeira e mais comum é a manutenção corretiva. A maioria das pessoas já fez uso desse tipo de serviço na vida: Sempre que alguma coisa quebra e alguém é chamado para consertá-la, trata-se de um serviço de manutenção corretiva.
Em outras palavras, o que caracteriza esse tipo de manutenção é o contexto no qual ele é empregado. A manutenção corretiva corrige algum problema que atrapalha o funcionamento do sistema. Sendo assim, ela é utilizada quando alguma peça quebra ou para de funcionar como deveria.
O segundo tipo de manutenção não é tão conhecido, mas é tão ou mais importante que a manutenção corretiva. Trata-se da manutenção preventiva.
O contexto desse tipo de serviço é o oposto do procedimento anterior. Isso porque, enquanto a manutenção corretiva é usada quando um problema já se manifestou no sistema, a manutenção preventiva ocorre quando o equipamento ainda está funcionando como esperado. Ela é realizada de forma regular, através de inspeções periódicas do equipamento.
O objetivo principal da manutenção preventiva é observar o funcionamento de um sistema e detectar qualquer alteração que possa ser indicativa de um problema. Desse modo, se algo está errado, a inspeção pode localizar a fonte desse erro antes que ele se desenvolva a ponto de parar o funcionamento da máquina. Ou seja, a ideia é prevenir riscos antes que eles gerem consequências mais graves.
Para um sistema fotovoltaico, a manutenção preventiva é especialmente importante. Isso porque ela assegura que os níveis de produtividade do sistema não vão cair com o passar do tempo.
Adicionalmente, há a questão da limpeza. Os painéis solares são grandes estruturas que ficam expostas à céu aberto. Como consequência, eles tendem a acumular sujeira com o tempo, por conta de fenômenos como vento, chuva, formação de ninhos de pássaros, etc. Esse acúmulo de sujeira também pode prejudicar a performance dos painéis, de modo que a manutenção regular é fundamental para mantê-los limpos e funcionando bem.
Garanta manutenção preventiva do seu sistema com ajuda especializada
Agora que você já sabe qual é a importância da manutenção do sistema fotovoltaico, é hora de obter esse serviço para os seus painéis. E, para tal, o ideal é contratar uma empresa de energia que seja referência no mercado, como, por exemplo, a Cogera Energia. A Cogera realiza a manutenção de sistemas de energia solar com eficiência e segurança. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a empresa e faça já o seu orçamento!