Tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica

Tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica

Um grupo gerador de energia elétrica é um ótimo sistema para ajudar um estabelecimento a se prevenir para uma queda de energia. No entanto, para que esse sistema tenha uma vida longa e produtiva, ele precisa de manutenção. Por isso, para ajudar você a saber mais sobre o assunto, neste texto, vamos falar sobre os tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

Tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica
Acervo Cogera Energia

Conheça os diferentes tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica

O termo manutenção se refere a verificações funcionais, reparos ou substituição de dispositivos e equipamentos. Para um grupo gerador de energia elétrica, esse tipo de processo é essencial. Afinal, trata-se de um sistema que lida com a eletricidade. Sendo assim, pode ser um equipamento perigoso se não for administrado da forma correta.

Essa administração deve ser realizada por uma equipe de especialistas. Isso porque somente profissionais que entendem da área podem determinar se a manutenção está sendo feita como deve ser.

Mas quais são os tipos de manutenção dos quais um grupo gerador de energia elétrica pode precisar? Existem dois tipos principais: A manutenção preventiva e a manutenção corretiva. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!

Manutenção corretiva para grupos geradores de energia elétrica

O primeiro tipo de manutenção que podemos citar é a manutenção corretiva. Esse procedimento, como o nome já sugere, é feito com a intenção de corrigir um problema no sistema em questão.

Por conta disso, a manutenção corretiva ocorre de forma ocasional e imprevista. Assim, ela tende a ter uma natureza mais urgente, já que só é necessária se algo está atrapalhando o funcionamento devido do gerador. Um bom exemplo desse tipo de situação é quando uma peça do sistema pára de funcionar e precisa ser substituída.

Tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica
Acervo Cogera Energia

Devido ao caráter inesperado da manutenção corretiva, ela pode ser um dos tipos de manutenção mais caros para o estabelecimento. O melhor, então, é criar um contexto no qual esse tipo de intervenção raramente seja necessário.

Manutenção preventiva para grupos geradores de energia elétrica

É aí que entra a necessidade da manutenção preventiva. Para grupos geradores de energia elétrica, esse tipo de manutenção é especialmente importante, servindo como uma forma de evitar a necessidade da manutenção corretiva.

Isso porque a ideia desse tipo de manutenção é prevenir possíveis riscos e problemas no sistema. Por conta disso, trata-se de uma verificação planejada, que ocorre em um ritmo regular. Seu objetivo é avaliar o desempenho de um grupo gerador e detectar qualquer problema ainda em seu estágio inicial.

Por conta disso, a manutenção preventiva ajuda a evitar baques de funcionamento em um grupo gerador. Funcionando com datas específicas, ela contribui para um monitoramento constante do sistema que minimiza riscos. Procedimentos de inspeção como reparos, troca de óleo ou verificação de bateria fazem toda a diferença e permitem que o grupo gerador funcione com alta produtividade durante muito mais tempo.

tipos de manutenção para grupos geradores de energia elétrica
Acervo Parador Maritacas

Combine os dois tipos da melhor forma possível

Fica claro, então, que a manutenção preventiva é um processo que deve fazer parte da rotina de um estabelecimento que tenha um grupo gerador. Já a manutenção corretiva é um recurso final em casos de emergência. Deve-se, portanto, utilizar cada tipo de verificação quando for necessário.

E a melhor forma de utilizar esses dois procedimentos devidamente é com a ajuda de uma empresa confiável, como, por exemplo, a Cogera Energia. A equipe da Cogera é altamente qualificada e está preparada para ajudar você nesta tarefa. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento para o seu grupo gerador!

close