Entenda o que acontece com o sistema de energia solar quando chove

Entenda o que acontece com o sistema de energia solar quando chove

Você sabe o que acontece com o sistema de energia solar quando chove? Há muitas razões para investir em um sistema de energia solar. Além de ser uma forma de geração de energia renovável e limpa, ele pode gerar uma economia significativa na conta de luz mensal.

Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas importantes sobre essa forma de geração de energia. E uma das mais comuns delas é: o que acontece com o sistema de energia solar quando chove?

Se você tem essa dúvida, não se preocupe: É normal se perguntar esse tipo de coisa se você não sabe muito sobre o assunto. Por isso, para ajudar você a saber mais sobre o funcionamento de um sistema de energia solar, vamos responder a essa pergunta com esse texto. Continue com a leitura para aprender mais!

O que acontece com o sistema de energia solar quando chove

Descubra o que acontece com o sistema de energia solar quando chove

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é um sistema de energia solar e como ele funciona. Esse tipo de sistema gera eletricidade a partir da energia proveniente dos raios solares.

Como ocorre esse processo? O seu início se dá com os painéis solares, que são placas compostas por células solares, feitas de silício. O silício é uma substância química fundamental para a realização do efeito fotovoltaico.

O efeito fotovoltaico, por sua vez, ocorre quando um determinado material, ao ser exposto à luz, cria uma tensão elétrica ou corrente elétrica. No caso do silício dos painéis solares, o que acontece é que os fótons (partículas solares) dos raios solares entram em contato com a substância.

Descubra o que acontece com o sistema de energia solar quando chove

A partir disso, os elétrons presentes se deslocam. Esse deslocamento gera uma corrente elétrica.

No entanto, essa corrente, por si só, não pode ser utilizada como eletricidade. Antes de servir para essa função, ela precisa passar pelo inversor. O inversor é a parte do sistema de energia solar que realiza a conversão da corrente elétrica para torná-la compatível com o sistema de fornecimento de eletricidade do local em questão. É somente depois disso que a energia gerada se torna utilizável.

Pode-se dizer, então, que o funcionamento de um painel solar não é difícil de compreender. Mas é a partir dessa explicação que surge a dúvida: Se o sistema funciona com base nos raios solares, o que acontece em dias de chuva, ou dias nublados? O sistema para de funcionar?

Entenda como funciona a captação de energia solar

A resposta para essas perguntas é um sonoro não. Isso porque o que o sistema de energia solar usa dos raios de sol é a incidência solar, que tem a ver com a luminosidade. Ou seja, o calor do dia não é relevante para a geração de energia. Sendo assim, quando chove ou há nuvens, o sistema de energia solar continua funcionando normalmente.

Instale um sistema de energia solar com ajuda especializada

Agora que você já sabe o que acontece com o sistema de energia solar quando chove, é hora de pensar em termos práticos para obter o seu próprio sistema. E, para isso, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada em energia, como, por exemplo, a Cogera Energia. Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento para saber mais!

close