O que são usinas solares

O que são usinas solares

Nos dias atuais, são muitos os sistemas que permitem obtenção de energia elétrica por meio da energia solar. Entre eles estão as usinas solares. Esses sistemas propiciam independência no abastecimento de eletricidade em casos de cortes no fornecimento de energia ou economia em momentos de aumentos de tarifas.

As usinas solares são uma realidade em muitas partes do mundo. Algumas delas se encontram no Brasil. Em território nacional, pode-se verificar sua presença inclusive em empresas e estádios de futebol.

Atentando para a importância desses sistemas para o fornecimento de energia limpa, apresentamos seu conceito e importância. Confira!

O que são usinas solares

Fonte: Envato

O que são e como funcionam as usinas solares

Também chamadas de parques solares, são robustos sistemas fotovoltaicos de produção de energia elétrica por meio da energia solar. Esses enormes sistemas se diferenciam dos domésticos por estarem voltados para a geração e fornecimento de energia em alta tensão para distribuição. A energia gerada pelas usinas é produzida pelas células fotovoltaicas presentes nas placas que constituem o sistema.

Grande parte dos parques solares existentes está montado sobre o solo. Eles podem ainda ser equipados com trackers, aparelhos que fazem com que as usinas sigam o movimento do sol. Da mesma forma, como no uso domiciliar, as usinas geram energia elétrica em corrente contínua. No entanto, essa corrente deve ser transformada em corrente alternada.

Diferentemente do que ocorre no uso doméstico, a conversão da corrente nas usinas deve se dar com o uso de transformadores. Isso ocorre devido à energia de alta tensão produzida por elas. Depois disso, a energia gerada é transmitida às redes e repassada pelas distribuidoras de energia.

O que são e como funcionam as usinas solares

Fonte: Envato

Os parques solares brasileiros

A geração de energia através de painéis solares fotovoltaicos ainda é incipiente no Brasil, cobrindo apenas cerca de 1% da produção total de energia elétrica do país. Entretanto, o investimento nesse tipo de tecnologia em solo brasileiro apresentou um notável crescimento. Para ilustrar um pouco dessa expansão, de 2014 a 2017 foram inauguradas 4 usinas de energia fotovoltaica no país.

A maior das usinas brasileiras, a de Pirapora, localizada em Minas Gerais, também é a maior da América Latina. A previsão é que todo o conjunto passe a funcionar até o fim do semestre deste ano. Isso proporcionará capacidade de fornecimento de energia para 420 000 mil casas por ano.

Veja também: “Por que o Brasil deve investir em energia solar

De todas as usinas brasileiras, cinco estão localizadas no Nordeste, devido à alta incidência de radiação solar nessa região. Entre elas está o mais antigo parque nacional, localizado no município de Tauá, no estado do Ceará. As outras quatro estão localizadas no sudeste e sul do Brasil, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Duas delas chamam a atenção pelo uso da energia solar comercial: são as usinas do estádio Mineirão e a usina da Eletrosul. Essa última se utiliza de um sistema integrado ao prédio, técnica que se apresenta como uma tendência recente no mercado de energia solar.

Parques solares brasileiros

Fonte: Envato

As maiores usinas do mundo

Nenhuma das usinas brasileiras figura entre as 7 maiores do mundo. Essas ficam localizadas, em sua maioria, nos Estados Unidos. Pelo menos 5 desses parques solares estão localizados nesse país. Dentre elas a usina Solar Star, localizada em Rosamond, na Califórnia. Essa usina é formada por 1,7 milhão de painéis solares fotovoltaicos.

A China também tem uma de suas usinas entre as maiores do mundo. Trata-se do parque/represa Longyanxia, que se serve de um sistema misto de energia solar. Já a maior usina da Europa fica na França, próxima a Bordeaux. A usina foi terminada em 2015.

Nesse artigo, apresentamos o conceito de usinas solares, explicando ainda o seu funcionamento. Este foi explicado em comparação com o uso doméstico da energia solar. Indicamos também em que localidades se encontram as principais usinas solares do Brasil e do mundo.

A Cogera possui as melhores soluções em energia solar em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) para diversos fins. Se está buscando esse serviço, entre em contato e faça um orçamento.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!