O&M solar: O que é

O&M solar: O que é

Se você tem interesse em energia solar e contempla essa possibilidade de geração de energia elétrica para o seu estabelecimento, já deve ter ouvido falar de O&M solar. Mas o que esse termo significa? Neste artigo, vamos explorar um pouco esse conceito e explicar qual é a sua importância para um sistema de geração de energia elétrica com base na energia solar. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

O&M solar: O que é
Fonte: freepik.

Entenda o que é O&M solar

Em primeiro lugar, é preciso explicar qual é o significado da sigla O&M. Ela quer dizer “organização e manutenção”. Sendo assim, o termo O&M solar se refere à organização e à manutenção de uma usina fotovoltaica. São, portanto, os processos que mantém o sistema em funcionamento da forma mais eficiente possível.

Fica claro, portanto, que a O&M é um conjunto de elementos fundamentais para o sucesso de um sistema de geração de energia solar. Afinal, usinas que não adotem pacotes de organização e manutenção acabam consumindo muito mais recursos do que deveriam, gerando um prejuízo significativo.

Mas, quando se fala de O&M solar, quais são os procedimentos específicos que estão incluídos nesse conceito? Em outras palavras, no que consiste a organização e a manutenção de uma usina solar?

Os serviços incluídos em um pacote de O&M variam de acordo com a empresa que o oferece. No entanto, alguns procedimentos são básicos e devem ser exigidos na contratação desse tipo de serviço. A seguir, então, vamos citar os principais deles.

Limpeza das placas solares

Os painéis solares fotovoltaicos são provavelmente as partes mais importantes de qualquer sistema de energia solar. No entanto, com o tempo, é natural que eles acumulem sujeira, por conta de fatores como poeira trazida pelo vento ou ninhos feitos por pássaros. Esse acúmulo de sujeira pode ser altamente prejudicial para a geração de energia da usina, reduzindo sua capacidade em até 70%.

Por conta disso, a limpeza das placas solares é indispensável. E ela deve ser realizada por especialistas que usem os produtos apropriados para não gerar danos ao equipamento.

Limpeza das placas solares
Fonte: Freepik.

Inspeção de estruturas de fixação

As estruturas de fixação das placas solares são fundamentais para manter o sistema intacto e funcionando. Contudo, parafusos podem se afrouxar com o tempo. Desse modo, é importante garantir a inspeção da integridade das suas estruturas, para evitar acidentes ou até a queda das placas.

Inspeção elétrica

Além das estruturas, é preciso inspecionar regularmente os componentes elétricos do sistema, bem como vistoriar e identificar possíveis pontos quentes. Isso porque uma usina solar que não recebe esse tipo de inspiração com regularidade corre o risco de sofrer um incêndio. Sendo assim, é crucial contar com auxílio especializado para garantir que não haja cabos soltos, fuga de corrente, má conexão ou outros defeitos que podem gerar prejuízos graves.

Monitoramento remoto

Uma grande vantagem, em termos de organização e manutenção, é poder contar com um serviço de monitoramento remoto que garanta o funcionamento da sua geração fotovoltaica no dia a dia. Com esse tipo de serviço, é possível solucionar problemas assim que eles forem detectados, o que reduz os danos que eles poderiam causar se permanecessem por mais tempo. Além disso, é uma forma de terceirizar a operação do seu sistema, permitindo que o seu foco seja direcionado para outras coisas.

Monitoramento remoto
Acervo Cogera Energia

Contrate um dos pacotes de O&M da Cogera

Diante de tudo isso, é evidente que é fundamental escolher pacotes de O&M solar que incluam os serviços mencionados acima. E a Cogera oferece diferentes possibilidades que podem ajudar você. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça um orçamento!

close