Para que serve o monitoramento de uma usina solar

Para que serve o monitoramento de uma usina solar

Para que serve o monitoramento de uma usina solar? Essa pergunta é importante para garantir um funcionamento eficiente para o sistema. Afinal, o monitoramento é um processo essencial para manter uma usina solar funcionando da melhor forma possível. Mas quais são as razões para isso? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar qual é a função do monitoramento de uma usina solar e como realizar esse tipo de serviço. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Para que serve o monitoramento de uma usina solar
Fonte: Freepik

Descubra para que serve o monitoramento de uma usina solar com esse artigo

Uma usina solar é um sistema formado por muitas peças diferentes. Cada uma dessas peças é fabricada à parte e é fornecida por fabricantes específicos. Fica claro, então, que cada elemento deve estar funcionando corretamente para garantir a eficiência da usina como um todo.

Esse dado coloca em perspectiva a importância do monitoramento para uma usina solar. Como qualquer peça individual pode apresentar seus próprios defeitos e problemas, há muitos riscos de mal funcionamento em usinas que não tenham inspeções regulares. Esses riscos aumentam após um período significativo de uso, onde ocorre um desgaste natural dos componentes. A consequência pode ser prejuízos severos para o cliente.

Mas como funciona o monitoramento de uma usina solar? Para responder essa pergunta, é necessário entender quais são os dados que são monitorados neste tipo de procedimento. Existem algumas métricas que são ideais para avaliar a qualidade do funcionamento de uma usina solar. A seguir, vamos apresentar as principais delas:

  • O funcionamento da planta da usina solar;
  • A limpeza dos painéis fotovoltaicos;
  • A integridade dos painéis fotovoltaicos;
  • O nível de eficiência energética da usina solar;
  • Problemas técnicos gerais;

E muitos outros. Esses fatores devem ser medidos e avaliados para um monitoramento eficiente. Dessa maneira, é possível evitar que o nível da performance de uma usina elétrica não seja afetado negativamente com o passar dos anos.

Para que serve o monitoramento de uma usina solar
Fonte: freepik.

Problemas decorrentes da falta de monitoramento de uma usina solar

A falta de monitoramento em uma usina solar pode gerar muitos problemas. Por isso, vale a pena conhecer esses riscos para compreender a relevância desse procedimento.

Os parafusos podem afrouxar

Uma usina elétrica é mantida montada por conta de parafusos. Mas, com o tempo, esses parafusos podem se afrouxar, o que pode proporcionar acidentes. Sendo assim, é fundamental inspecioná-los com regularidade para garantir que eles estão apertados como deveriam.

Os painéis podem ficar com excesso de sujeira

Por conta de fatores como vento, pássaros ou chuva, os painéis fotovoltaicos podem acumular muita sujeira com o passar do tempo. Isso é prejudicial para o seu desempenho, que pode cair até 70% por conta da falta de limpeza. Torna-se necessário, então, inspecionar os painéis para manter uma boa rotina de limpeza.

As placas solares podem sobreaquecer

Um serviço de monitoramento oferece uma termografia, inspeção feita para localizar pontos de superaquecimento nas placas. Esse tipo de inspeção é fundamental para evitar que esse aquecimento prejudique a geração de energia elétrica.

Para que serve o monitoramento de uma usina solar
Acervo Cogera Energia

Contrate uma empresa especializada para fazer o monitoramento da sua usina

Agora que você já sabe para que serve o monitoramento de uma usina solar, é hora de colocar esse conhecimento em prática contratando esse tipo de serviço para a sua usina. E, para isso, o ideal é contar com uma empresa especializada, como, por exemplo, a Cogera Energia. A Cogera oferece um pacote de monitoramento remoto altamente eficiente e administrado por profissionais qualificados.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento para a sua usina!

close