Por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio e como evitá-las

Por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio e como evitá-las

O Brasil é um país com muitos problemas de distribuição e qualidade de energia elétrica. A maior parte desses problemas se deve a um passado desorganizado. A falta de planejamento pautou o desenvolvimento da infraestrutura de energia elétrica no país. Isso se reflete na atualidade, e explica o motivo pelo que interrupções do fluxo de energia elétrica ou blecautes e “apagões” são tão frequentes. E essa questão é muito mais relevante para o funcionamento industrial do que muitos empresários percebem. Por isso, neste artigo, vamos explicar por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio. Continue lendo para aprender mais sobre o assunto!

Por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio e como evitá-las
Fonte: Freepik.

Saiba por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio

Em primeiro lugar, é preciso categorizar as interrupções de energia elétrica em dois grupos principais. Existem as interrupções de energia de longa duração. Geralmente causadas por problemas na rede de transmissão ou na unidade de geração de energia elétrica; e existem as interrupções de energia de curta duração.  Geradas principalmente pela distribuidora.

Esse segundo tipo engloba a extrema maioria das interrupções de energia que ocorrem no país. Ou seja, normalmente, uma interrupção no funcionamento de energia elétrica não dura mais do que três minutos. No entanto, isso não significa que essa situação não gere danos para uma indústria.

Mesmo que uma pausa no fluxo de produção causa pela interrupção no fornecimento de energia elétrica seja curta, ela pode ter efeitos catastróficos para o processo de trabalho. Afinal, três minutos podem parecer uma eternidade quando eles param todo o funcionamento de um negócio, e essa parada pode gerar prejuízos graves.

Saiba por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio
Acervo Cogera Energia

Também é preciso pensar do ponto de vista da importância da organização em um fluxo de produção. Para que o seu negócio funcione de forma eficiente, a sua linha de produção deve ter a eficácia de uma máquina, com cada parte funcionando em conjunto com a outra, em harmonia.

Isso não é possível quando a energia elétrica é interrompida. O que acontece, então, é uma pausa que pode desorganizar a produção inteira, pois o que antes era um fluxo harmonioso agora precisa se reestruturar para funcionar novamente. Assim, o processo todo sofre um atraso, o que é sempre muito negativo para um negócio.

Diante disso, fica claro que interrupções de energia, sejam elas de longa ou curta duração, podem ser extremamente prejudiciais para o funcionamento da sua empresa. Desse modo, é preciso pensar em formas de evitá-las, para garantir que o seu fluxo de produção não sofra danos. Felizmente, existe uma forma muito eficiente de fazer isso.

Como evitar se prejudicar em uma situação de interrupção de energia elétrica

Agora que você já sabe por que interrupções de energia podem prejudicar o seu negócio, é o momento de pensar em ferramentas para não se prejudicar com esse tipo de situação. E a melhor maneira de contornar interrupções no fornecimento de eletricidade é com a ajuda de um grupo gerador de energia elétrica.

Como evitar se prejudicar em uma situação de interrupção de energia elétrica
Acervo Cogera Energia

E o que é isso? Um grupo gerador é um sistema voltado para a produção de energia elétrica. Ele é composto por equipamentos de médio e grande porte. Na prática, ele serve como uma forma de gerar energia em situações emergenciais, garantindo que a sua empresa nunca fique sem eletricidade, mesmo em meio a uma interrupção maior. Assim, você possui uma fonte de fornecimento que funciona até o retorno de energia da concessionária.

Assim, se você quer evitar prejuízos causados por interrupções de energia elétrica no seu local de trabalho, um grupo gerador é a melhor opção. E, para instalar o seu, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada, como, por exemplo, a Cogera. Quer saber mais? Visite o site e faça já um orçamento para o seu negócio!

close