Principais dúvidas sobre energia solar para casas

Principais dúvidas sobre energia solar para casas

Para quem vai se mudar para uma nova casa, ou sonha em fazer reformas na atual, um sistema de energia solar é uma opção muito tentadora. Afinal, essa é uma forma de minimizar o impacto da sua residência no meio ambiente, investindo em um tipo de geração de energia limpa e renovável. Adicionalmente, há o bônus de uma economia significativa na conta de luz mensal. Mas, para realmente investir em um sistema assim, é necessário se informar extensivamente sobre o assunto. Por isso, neste artigo, vamos responder às principais dúvidas sobre energia solar para casas. Continue com a leitura para descobrir as respostas para essas perguntas!

Principais dúvidas sobre energia solar para casas
Fonte: Freepik.

Descubra as respostas para as principais dúvidas sobre energia solar para casas

A ideia de ter um sistema de energia solar em casa pode, à primeira vista, parecer incomum para muitas pessoas. Mas a verdade é que esse tipo de geração de energia está se tornando cada vez mais popular. No Brasil, em especial, o alto índice de incidência solar no país contribui para que a opção da energia solar se torne cada vez mais promissora.

Mas como esse tipo de sistema funciona? Que partes o compõem? Para quem não conhece o assunto a fundo, é natural ter muitas dúvidas. A seguir, então, vamos apresentar as respostas para algumas das perguntas mais comuns quando o assunto é energia solar para casas. Confira!

Como é o funcionamento de um sistema de energia solar para residências?

O funcionamento de um sistema de energia solar residencial se dá da mesma forma que qualquer outro tipo de sistema de energia solar. Ele tem sua base nos painéis fotovoltaicos, também conhecidos como painéis solares. Essas estruturas são construídas a céu aberto, normalmente em telhados. Os painéis solares captam os raios solares e convertem a energia disponível em eletricidade. Depois disso, essa energia é transmitida para a rede elétrica da residência. Assim, a energia solar logo se torna disponível para o uso cotidiano.

Principais dúvidas sobre energia solar para casas
Acervo Cogera Energia

Que tipo de economia pode ser obtida com a energia solar?

No início do texto, foi mencionado que um sistema de energia solar pode gerar uma economia na conta de luz mensal. Essa é uma das principais vantagens de ter um sistema de energia solar residencial.

A economia ocorre pela diferença no consumo de energia elétrica. Dessa maneira, usar um sistema de energia solar pode gerar uma economia de até 90% da conta de luz de uma casa.

Quais são as partes que compõem um sistema de energia solar?

As principais partes que compõem um sistema de energia solar são:

  • Os painéis solares, estruturas localizadas no telhado que são compostas por células fotovoltaicas;
  • Os materiais elétricos, tais como cabos, que ajudam a manter a integridade e a segurança do sistema;
  • O inversor, aparelho que converte a corrente elétrica de contínua para alternada, permitindo sua incorporação na rede elétrica da casa;
  • A bateria, necessária em sistemas off grid;

E outros equipamentos adicionais, como estruturas de suporte para os painéis solares. Essa configuração pode se alterar dependendo do modelo, mas essas são as partes essenciais para a constituição e o funcionamento do sistema.

A Cogera energia oferece a instalação de painéis solares em diversas regiões do país

Como instalar um sistema de energia solar na sua casa?

Dentre as principais dúvidas sobre energia solar para casa, essa talvez seja a mais comum. E é importante ressaltar que esse tipo de trabalho não deve ser feito por amadores, mas sim por uma empresa especializada na área.

A Cogera Energia pode realizar esse serviço com eficiência, qualidade e segurança. A equipe da empresa é composta por especialistas que podem instalar o seu sistema da melhor forma possível.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!

 

close