Principais dúvidas sobre energia solar residencial

Principais dúvidas sobre energia solar residencial

Principais dúvidas sobre energia solar residencial

A energia solar residencial é uma opção que cresce cada vez mais no mundo atual. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2016, já haviam 1.3 milhões de instalações de energia solar, e, com o tempo, esse número sem dúvida aumentou ainda mais. Mesmo assim, algumas pessoas ainda podem achar o tema um pouco nebuloso, e a questão de ter ou não ter energia solar em casa levanta diversas curiosidades. Sendo assim, neste artigo, separamos as principais dúvidas sobre energia solar residencial para você entender um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Principais dúvidas sobre energia solar residencial

Acervo Cogera Energia

Conheça as principais dúvidas sobre energia solar residencial

Você já pensou em gerar energia sem poluir o planeta? E melhor: Já pensou em fazer isso conseguindo ainda economizar na conta de luz todos os meses? Muita gente não sabe, mas tudo isso se torna possível ao adotar a energia solar residencial.

Ficou surpreso? Isso ocorre porque, infelizmente, ainda há um grande desconhecimento sobre a energia solar. Vejamos, então, as respostas para as principais dúvidas a respeito desse tópico, para contribuir para um entendimento mais completo do assunto.

Quanto tempo dura um sistema de energia solar residencial?

A garantia mínima para um sistema de energia solar residencial é de 25 anos. Ou seja, ele pode durar muito mais do que isso, mas, somente com base na garantia mínima, já um investimento que funciona a longo prazo.

Como funciona a energia solar residencial?

Da mesma forma que qualquer outro sistema de geração de energia solar. Isso significa que painéis solares compostos por células fotovoltaicas, também conhecidos como painéis fotovoltaicos, são instalados em uma área aberta (normalmente o telhado) para capturar a luz do Sol e convertê-la em energia elétrica. Para realizar esse procedimento, eles são conectados à rede elétrica da residência em questão.

Como funciona a energia solar residencial?

Fonte: Freepik.

Quanto custa a instalação de um sistema como esse?

Essa pergunta não pode ser respondida com exatidão, pois o preço da instalação de um sistema de energia solar residencial varia muito de acordo com diversos fatores. Alguns deles são:

  • A superfície na qual os painéis serão instalados;
  • A distância do local;
  • A limpeza e o estado de conservação da área;
  • A facilidade de acesso à residência;
  • A distância dos painéis para o ponto de conexão com a rede elétrica;
  • A altura do telhado;

E diversos outros elementos. Desse modo, o custo de instalação tem a ver com as condições específicas de cada local e as possíveis dificuldades que elas podem gerar para a equipe que vai realizar o procedimento.

É possível economizar com energia solar residencial?

Sim, e muito. Adotar um sistema de energia solar residencial pode gerar uma economia de até 80% na sua conta de luz mensal. Além disso, especialistas estimam que um painel de energia solar se paga em torno de 5 a 7 anos – ou seja, nem metade de sua duração mínima. Trata-se, portanto, de uma economia que faz muita diferença e que atua por muito tempo, aliviando as contas mensais de forma muito significativa.

O sistema de energia solar funciona à noite?

Não. Mas isso não significa que você vai ficar sem energia elétrica, pois o sistema acumula energia durante o dia para utilizá-la durante a noite. Ou seja, na prática, é como se ainda estivesse funcionando.

O sistema de energia solar funciona à noite?

Fonte: Freepik.

Instale um sistema de energia solar residencial com uma empresa confiável

Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre energia solar residencial, basta escolher uma empresa para instalar os painéis solares na sua residência. E a Cogera é uma empresa voltada para oferecer serviços de qualidade, tendo sempre como objetivo a satisfação do cliente. Entre em contato e faça um orçamento!

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!