Serviço de projeto e implantação de subestação de energia: o que você precisa saber

Serviço de projeto e implantação de subestação de energia: o que você precisa saber

A subestação de energia é uma parte fundamental do sistema de distribuição de energia elétrica. Mas, para alguns consumidores, é necessário contar com subestações próprias, adequadas às suas necessidades específicas. Assim, surge a pergunta: como fazer uma subestação para o seu local?

Se você não sabe a resposta para essa questão, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o serviço de projeto de implantação de subestação de energia. Continue com a leitura para aprender sobre o assunto!

Serviço de projeto e implantação de subestação de energia: O que você precisa saber

Serviço de projeto e implantação de subestação de energia: O que você precisa saber

Durante a distribuição da energia elétrica, a corrente transmitida passa por algumas modificações. Isso porque, normalmente, o local de produção da eletricidade fica muito distante dos centros de consumidores. Desse modo, a energia elétrica precisa ser transportada.

Esse transporte ocorre através do sistema de transmissão. Esse sistema garante que a energia gerada chegue nos locais onde ela será usada.

No entanto, a transmissão de eletricidade tem um efeito que dificulta sua distribuição: ao ser transportada, a tensão presente na energia elétrica aumenta de forma significativa. Assim, ela alcança um nível muito alto, que pode chegar a mais de 230.000 volts (unidade de medida de tensão elétrica do Sistema Internacional de Unidades).

Esse aumento é necessário para o seu deslocamento. Mas ele gera um novo problema: a eletricidade em tão alta tensão não pode ser utilizada pelos consumidores. O alto nível de volts a torna inadequada para o consumo, pois poderia gerar acidentes se fosse usada dessa forma.

Equipamentos de uma subestação de energia

Torna-se necessário, então, regular a tensão elétrica antes de entregar a energia ao consumidor final. Isso é feito através da subestação de energia – um estágio no sistema de transmissão no qual a tensão na corrente elétrica em questão é reduzida até chegar em níveis apropriados para o consumo. Depois da subestação, a eletricidade pode ser entregue aos consumidores com segurança.

Porém, nem todos os consumidores finais são iguais. Alguns são residências que podem contar com a subestação feita pela rede de fornecimento geral. Outros, por sua vez, necessitam de eletricidade com tensão de nível médio. Esses são os locais com potência instalada que é igual ou superior a 75kw.

Esses locais são chamados de grandes consumidores de energia elétrica. São lugares como condomínios residenciais, hospitais, obras, centros de comércio ou eventos. Eles consomem mais energia que um consumidor pequeno, o que significa que necessitam de subestações de eletricidade próprias.

Manutenção em uma subestação de energia

Mas como é possível contar com esse tipo de serviço? Bem, em primeiro lugar, é necessário entender que existem diferentes tipos de projetos de subestação de energia que podem ser empregados. Algumas das opções oferecidas por empresas são:

  • Projeto de Adequação de carga instalada
  • Projeto de nova instalação de unidade consumidora
  • Projeto de proteção
  • Projeto de SMF – Sistema de medição para faturamento
  • Mercado Livre

É crucial, então, entrar em contato com empresas altamente especializadas para encontrar um projeto que atenda às suas necessidades. A escolha do local a contratar pode fazer toda a diferença na formulação e na implantação do projeto.

Contrate uma empresa confiável para a subestação do seu estabelecimento

Agora que você já sabe qual é a importância do serviço de projeto e instalação de subestação de energia, é hora de descobrir qual empresa contratar. E a Cogera Energia, empresa de energia, é uma opção que vale a pena levar em consideração. A Cogera conta com uma equipe altamente qualificada que sempre busca soluções econômicas e práticas para os clientes da empresa.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento com a Cogera!