Ícone do site Cogera Energia

3 respostas para perguntas comuns sobre energia solar

Como é produzida a energia solar

Como é produzida a energia solar

Quer saber as respostas para perguntas comuns sobre energia solar? A energia solar é um assunto importante para qualquer pessoa que tem interesse em formas de preservar o meio ambiente e diminuir a conta de luz de sua residência. Mesmo assim, ainda há muita ignorância em torno desse tópico.

E, para aderir a esse tipo de sistema, é preciso conhecer bem o assunto. Por isso, neste artigo, separamos 3 respostas para perguntas comuns sobre energia solar. Continue com a leitura para saber quais respostas são essas!

Conheça as 3 respostas para perguntas comuns sobre energia solar

O primeiro passo para aprender mais sobre um assunto é estar disposto a obter novas informações. Sendo assim, não há vergonha em admitir ter dúvidas ou não conhecer muito sobre energia solar.

Uma boa forma de começar a entender melhor sobre o tema é descobrir as respostas para algumas das perguntas mais comuns a respeito da energia solar. A seguir, então, vamos apresentar 3 delas. Confira!

Como é gerada a energia solar?

Um sistema de energia solar é um sistema que converte a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica que pode ser usada no dia a dia. Os sistemas que realizam essa conversão são conhecidos como usinas solares fotovoltaicas.

O processo se dá através dos painéis solares. Esses painéis são placas feitas de células compostas de silício. Quando os fótons (partículas solares) dos raios solares entram em contato com o silício, ocorre um deslocamento de elétrons que gera uma corrente elétrica. A partir daí, essa corrente passa pelo inversor, que torna-a apropriada para ser distribuída para a residência ou o estabelecimento em questão.

O sistema de energia solar deixa de funcionar quando chove?

Essa dúvida é muito comum porque ela é uma conclusão lógica de um dos princípios básicos da energia solar: se o sistema funciona por conta dos raios solares, como ele pode continuar funcionando quando não há raios presentes?

No caso de dias com chuva, o sistema continua funcionando normalmente, assim como em dias nublados. Isso porque os painéis solares utilizam a incidência solar para funcionar, o que significa que o fator mais importante nesse sistema é a luminosidade, e não o calor.

Fonte: Freepik

Qual é o preço para instalar um sistema de energia solar?

Uma das principais questões que as pessoas costumam perguntar é com relação ao preço para instalar um sistema de energia solar. Afinal, esse tipo de energia é normalmente percebido como algo muito caro.

Na realidade, o preço de um sistema de energia solar vai depender de diversos fatores. O local onde os painéis serão instalados, por exemplo, faz diferença; bem como o estado de conservação dos telhados e a facilidade de acesso ao local. Sendo assim, o ideal é levar esse questionamento a uma empresa confiável para descobrir qual seria o preço no caso do seu estabelecimento.

Não sabe a que empresa de energia recorrer? A Cogera Energia é uma ótima opção. Com uma equipe de especialistas altamente qualificados, a Cogera foca em oferecer soluções de energia de qualidade para os seus clientes. Desse modo, agora que você já sabe quais são algumas das respostas para perguntas comuns sobre energia solar, esse é um bom caminho para pensar na opção de forma prática.

E aí, tem interesse? Então entre em contato com a Cogera e faça um orçamento para obter mais informações!