Como é o funcionamento da energia solar

Como é o funcionamento da energia solar

Atualmente, quando se fala em energia elétrica, a questão das fontes energéticas é muito importante. Afinal, cada vez mais se torna evidente a importância de formas de geração de energia renováveis e limpas.

Neste contexto, a energia solar se destaca como uma opção muito promissora. Mas como é o funcionamento da energia solar? Essa é a pergunta que vamos responder neste artigo. Continue com a leitura para saber mais!

Como é o funcionamento da Energia Solar
Acervo Cogera Energia

Entenda como é o funcionamento da energia solar

Existem duas formas principais de se utilizar a energia solar para gerar a energia elétrica. A primeira delas é a maneira indireta.

Ela funciona através da instalação de usinas heliotérmicas ou coletores. Esses sistemas são instalados em áreas de alta incidência de raios solares.

Seu funcionamento é classificado como indireto porque eles geram energia através do aquecimento de água ou de outros fluidos. Assim, o que é transformado em eletricidade é o calor.

A segunda forma é classificada como direta. Essa é a produção de energia solar mais conhecida. Ela ocorre através de painéis compostos por células fotovoltaicas. Essas células são feitas de silício e são peças fundamentais para o funcionamento do sistema. Saiba como é o funcionamento da energia solar

Como funciona a forma de geração direta

A forma de geração de energia solar direta também é conhecida como energia fotovoltaica. Esse nome se deve à presença das células fotovoltaicas (ou células solares) em seu sistema.

Mas qual é a função dessas células? Em primeiro lugar, elas compõem os painéis necessários para captar os raios solares. Um painel fotovoltaico pode ser formado por 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série.

Nesses painéis, as células são as peças que têm o papel de fazer a conversão da energia solar em eletricidade. Isso ocorre através de um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico.

Como é o funcionamento da Energia Solar
Fonte: freepik.

O efeito fotovoltaico é o que ocorre com certos materiais quando eles são expostos à luz. Substâncias como o silício, por exemplo, produzem eletricidade se expostas ao sol.

O que acontece é que a luz toca em elétrons (partículas subatômicas) soltos nas células. Assim, o contato gera uma corrente elétrica. Essa corrente é canalizada através de um material condutor nos lados positivo e negativo, formando um circuito.

Mas a conversão em si não basta. Para que a energia elétrica obtida pelas células possa ser aproveitada, ela precisa passar pelo inversor solar.

O inversor solar é um equipamento que vai converter a corrente elétrica obtida pelas células. Essa corrente vai passar de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Ele funciona, essencialmente, como um adaptador de energia. Isso garante a segurança do sistema fotovoltaico.

A ideia é sincronizar o aparelho com a energia fornecida pela rede de concessionária. Desse modo, a energia elétrica produzida pela energia solar pode ser utilizada no dia a dia.

Mas nem toda essa energia é consumida de imediato. Na verdade, parte da energia fica acumulada na rede da concessionária em forma de créditos de energia, gerando um excedente. Esse excedente é utilizado durante a noite, o que compensa pelos momentos em que o sistema não opera pela falta de sol.

Como é o funcionamento da Energia Solar
Fonte: Freepik.

Invista em um sistema de energia solar de qualidade

Agora que você já sabe como é o funcionamento da energia solar, é hora de considerar essa opção para a sua residência ou estabelecimento.

A energia solar oferece muitas vantagens, possibilitando a economia na conta de luz e a redução de danos ambientais. No entanto, para a instalação desse tipo de sistema, é preciso recorrer a uma empresa de painéis solares.

A Cogera Energia, por exemplo, é uma ótima opção. A equipe da Cogera é altamente qualificada e oferece soluções de energia com base nas tecnologias mais avançadas. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento!

close