Tipos de células fotovoltaicas

Tipos de células fotovoltaicas

Você conhece os diferentes tipos de células fotovoltaicas? Esse assunto pode parecer complexo, mas na realidade é bastante simples. E, se você quer saber mais sobre energia solar, vale a pena se informar a respeito.

Tipos de células fotovoltaicas
Fonte: freepik.

Afinal, sabemos que a célula é uma parte fundamental dos painéis solares. Construída pela primeira vez em 1883, sem ela, não há como fazer a conversão para energia elétrica que o sistema de energia solar requer. Desse modo, esse assunto é muito relevante para quem busca conhecer formas alternativas de energia.

Por conta disso, neste artigo, separamos os principais tipos de células fotovoltaicas, para facilitar melhor a compreensão do tópico. Ficou interessado? Então vem com a gente!

O que é uma célula fotovoltaica

O que é uma célula fotovoltaica
Fonte: freepik.

A célula fotovoltaica é provavelmente a parte mais importante do sistema de energia solar. Isso porque ela é o elemento responsável por converter os raios solares em energia elétrica. É ela que realiza a “mágica”, digamos. Costuma ser feita de silício e mede por volta de 185 mícrons de espessura (menos de 2mm).

Num painel solar, as células são conectadas entre si. Então, a parte inferior de uma célula é conectada a parte superior de outra, formando séries que, ao serem dispostas no painel, formam uma matriz.

Tipos de células fotovoltaicas

Existem muitos tipos de células fotovoltaicas e elas variam dependendo dos materiais que as constituem e de sua natureza.

Existem muitos tipos de células fotovoltaicas.
Fonte: freepik.

Células mono-cristalinas

As células mono-cristalinas são a primeira geração de células fotovoltaicas. Essa geração engloba células de silício poli-cristalino (p-Si) e silício mono-cristalino (m-Si). As primeiras foram também as primeiras células solares criadas, e até hoje são consideradas as mais confiáveis pela indústria e pelo mercado.

Sua produção requer materiais muito puros e com uma estrutura de cristal perfeita. Por isso, necessita de uma grande quantidade de energia para ser produzida e seu custo tende a ser mais alto. Em compensação, seu rendimento é significativo, de aproximadamente 16%, podendo chegar até 23%.

As células mono-cristalinas são a primeira geração de células fotovoltaicas
Fonte: freepik.

Sua fabricação se dá a partir de um único cristal (daí o nome “mono-cristalinas”). Para identificar esse tipo de célula, basta observar suas pontas. Como ela é desenvolvida a partir de um lingote redondo, suas pontas também são redondas.

Células poli-cristalinas

As células poli-cristalinas, apesar de também fazerem parte da primeira geração, são bem diferentes das mono-cristalinas. Sua produção é mais barata, mas seu rendimento é inferior, ficando entre 11% e 13% na média, podendo obter até 18% no laboratório.

Ao contrário das mono-cristalinas, sua formação, como nome já sugere, se dá a partir de múltiplos cristais. E essa imperfeição da fonte resulta no rendimento menor.

Células poli-cristalinas
Fonte: freepik.

É possível identificar as células poli-cristalinas através de sua coloração azul. E também possuem pontas quadradas.

Células de silício amorfo

As células de silício amorfo são películas muito finas, sem restrição de tamanho ou forma. Podem até mesmo ser flexíveis ou transparentes. Como sua fabricação não requer muito material ou energia, são mais baratas do que qualquer outro tipo de célula fotovoltaica.

O fato de serem finas permite que essas células sejam muito usadas em materiais de construção. Mas elas também duram menos do que as células de silício cristalizado, durando apenas 10 anos enquanto as células mono-cristalinas e poli-cristalinas duram em torno de 20 anos.

Agora você já sabe os principais tipos de células fotovoltaicas.
Fonte: freepik.

Agora você já sabe os principais tipos de células fotovoltaicas. Então, por que não saber mais sobre energia solar? A Cogera é uma empresa que foi fundada em 2012 com o objetivo de vislumbrar oportunidades de atuação no mercado nacional e valorizar sempre as inovações tecnológicas. Contamos com uma equipe altamente qualificada para providenciar o melhor da energia solar para os nossos clientes. Visite o nosso site e faça o seu orçamento.

 

 

close