Diferentes tipos de grupos geradores de energia elétrica do mercado

Diferentes tipos de grupos geradores de energia elétrica do mercado

Existem diferentes tipos de grupos geradores de energia elétrica no mercado. E escolher um para o seu estabelecimento ou residência pode ser uma tarefa difícil, mas vale a pena. Afinal, esse é um tipo de sistema que traz muitos benefícios.

Mas, para fazer esse investimento, é necessário que você antes conheça os diferentes modelos de grupos geradores para descobrir qual é o melhor para a sua empresa. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre cada um deles. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Diferentes tipos de grupos geradores de energia elétrica do mercado

Conheça os diferentes tipos de grupos geradores de energia elétrica do mercado

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer que existe uma diferença entre grupos geradores e geradores de energia elétrica. Os tipos de geradores diferem entre si pela energia que convertem em eletricidade. Dentre os principais deles, podemos citar:

  • Gerador térmico: Tipo de gerador que converte a energia térmica em eletricidade.
  • Gerador químico: Um gerador que usa a energia química ou potencial, convertendo-a em energia elétrica.
  • Gerador eólico: A energia eólica, que é obtida através do vento, é a fonte de eletricidade desse gerador, que também pode ser chamado de aerogerador.
  • Gerador luminoso: Um gerador luminoso trabalha com energia luminosa. Um exemplo são os painéis solares, que geram eletricidade por conta da luminosidade proveniente dos raios solares.
  • Gerador mecânico: A energia mecânica, que surge através de um movimento, é a fonte para esse tipo de gerador.

Esses são tipos gerais de geradores, que podem vir em diversos formatos, incluindo um portátil. Já os grupos geradores de energia elétrica, por sua vez, são sistemas mais complexos. Eles funcionam através da conversão de energia mecânica em eletricidade, mas possuem diferentes fontes de combustível.

Como montar um plano preventivo de manutenção de um grupo gerador

Sendo assim, os principais tipos de grupos geradores de energia elétrica do mercado são:

Geradores a diesel

Diesel é um óleo derivado da destilação do petróleo. Ele é muito útil para o uso de grupos geradores com excelentes níveis de potência. Por conta disso, os grupos geradores a diesel são os mais populares do mercado.

Eles podem ser usados por diversos tipos de estabelecimentos. Assim, hospitais, lojas e indústrias obtêm benefícios desse tipo de grupo gerador.

O preço de um grupo gerador a diesel pode variar muito, dependendo de seu tamanho e de sua qualidade. O custo total pode ir de R$1000 até milhares de reais. No entanto, esse tipo tem a vantagem de ter uma manutenção mais barata, sendo mais adequado para locais de uso contínuo.

Geradores a diesel

Geradores a gás natural

Grupos geradores que utilizam gás natural são os tipos mais limpos do mercado. Esse tipo de grupo gerador pode ser usado em horários de pico ou situações de emergência. Ele também tende a ter menos problemas de armazenamento.

Geradores a gasolina

Um grupo gerador a gasolina normalmente não é indicado para locais de uso contínuo. Seu preço pode variar muito, podendo custar de 300 até 50 mil reais. Esse valor depende do tamanho e da qualidade do equipamento em questão.

Diferenças entre grupos geradores a diesel e a gás

Obtenha o melhor grupo gerador para você com a Cogera Energia

Agora que você já sabe quais são os diferentes tipos de grupos geradores, é hora de escolher o ideal para o seu estabelecimento. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa de energia confiável, como, por exemplo, a Cogera Energia.

A Cogera trabalha com soluções de energia do mais alto nível de tecnologia e qualidade, sempre focando em oferecer o melhor possível para os seus clientes. E aí, tem interesse? Então não perca tempo: Entre em contato com a empresa e faça já um orçamento para o seu estabelecimento!

close