Cogera Energia

Tudo sobre energia fotovoltaica

Fonte: freepik.

Quer saber tudo sobre energia fotovoltaica? A energia elétrica é um tema muito rico que vale a pena conhecer. Afinal, usamos a eletricidade o tempo todo em nossas rotinas, mas raramente paramos para pensar mais profundamente sobre esse recurso.

E um bom começo para entender melhor o assunto é explorar as diferentes formas de geração de energia, especialmente as que geram energia limpa e renovável. Por isso, neste artigo, vamos falar tudo sobre energia fotovoltaica. Continue com a leitura para saber mais!

Tudo sobre energia fotovoltaica
Fonte: Freepik

Tudo sobre energia fotovoltaica: O que é, como funciona, e muito mais

Para conhecer melhor um assunto, o ideal é começar pelo básico. Assim, antes de qualquer outra coisa, devemos fazer a pergunta: O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica, também conhecida como energia solar, é um tipo de geração de energia elétrica que funciona através de painéis fotovoltaicos. Sua fonte primária são os raios do Sol. Mas como essa radiação solar é convertida em eletricidade?

Esse processo é realizado por um sistema de geração de energia fotovoltaica. Esse sistema é composto por: painéis fotovoltaicos, células solares, o inversor solar, a rede de conexões e, em alguns casos, a bateria do sistema. O ideal, no entanto, é optar por um sistema on grid, que dispensa o uso de baterias ou controladores, tornando-o 30% mais barato do que a alternativa off grid.

As peças de um sistema de energia solar trabalham em conjunto para gerar e fornecer eletricidade para o local abastecido. No entanto, para entender como esse tipo de sistema funciona, é necessário começar entendendo o efeito fotovoltaico.

Fonte: Freepik

O efeito fotovoltaico é a reação das células solares aos raios do Sol. As células são partes dos painéis solares. Um painel solar pode ser composto por 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas em série.

O material que constitui essas células é o silício, substância que é um dos constituintes fundamentais do universo. Quando uma célula de silício é exposta ao Sol, a luz toca em elétrons (partículas subatômicas) soltos. Esse contato gera uma corrente elétrica. Esse é o efeito fotovoltaico que gera a eletricidade desses sistemas.

Mas entender a geração de eletricidade de um sistema fotovoltaico é apenas o primeiro passo. Afinal, essa eletricidade precisa ser distribuída para o uso cotidiano e industrial logo depois.

É aí que entra o papel do inversor solar no sistema de energia fotovoltaica. Ele garante que a energia gerada pelas células possa ser aproveitada. Isso é feito através da conversão da corrente elétrica. Com o inversor, a corrente gerada passa de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). E é essa adaptação da energia que a torna ideal para o consumo, sem riscos de acidentes.

Diante disso, fica claro que a importância dos raios solares para o funcionamento do sistema fotovoltaico é imensa. Mas, nesse caso, o que acontece à noite com o sistema, ou em dias de chuva?

No caso dos dias de chuva, o funcionamento é o mesmo: Não é o calor que influencia nas células, e sim a radiação em si. Já à noite, o sistema não produz energia. Nesses casos, as opções disponíveis são: utilizar um banco de armazenamento em adição ao sistema ou contar com o fornecimento da rede elétrica. Dessa maneira, o local não fica sem eletricidade ao anoitecer.

Instale um sistema fotovoltaico com ajuda especializada

Uma vez que se sabe tudo sobre energia fotovoltaica, chega a hora de planejar a instalação do seu próprio sistema. Esse serviço deve ser feito apenas com a ajuda de uma empresa especializada na área.

Não sabe que empresa de energia escolher? O ideal é optar por uma que seja bem estabelecida no mercado, como, por exemplo, a Cogera Energia. A Cogera possui uma equipe altamente qualificada e oferece soluções de energia de alto nível. Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento!

Sair da versão mobile