Tudo sobre grupos geradores de energia elétrica

Tudo sobre grupos geradores de energia elétrica

A questão do abastecimento de energia elétrica é fundamental para qualquer pessoa que tenha um estabelecimento. Afinal, atualmente, a eletricidade é uma parte essencial da rotina.

Não há como trabalhar ou viver sem ela. Sendo assim, a possibilidade de adotar sistemas de fornecimento de energia alternativos parece muito tentadora.

Mas é preciso conhecer mais sobre esses sistemas antes de investir neles. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber sobre grupos geradores de energia elétrica. Continue com a leitura para aprender!

tudo o que você precisa saber sobre grupos geradores de energia elétrica

 

Entenda tudo sobre grupos geradores de energia elétrica com esse artigo

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é um grupo gerador de energia elétrica. Trata-se de um sistema composto por um motor. Esse motor pode ser abastecido com gás natural, diesel ou gasolina.

O grupo gerador abastecido por gás natural tende a ser o menos utilizado por empresas e residências. A razão para isso é que eles exigem uma rede de distribuição de gás natural no local onde são instalados. No entanto, também possuem as suas vantagens, sendo um tipo de combustível mais barato e limpo e que pode ser adaptado para reaproveitamento térmico.

Mesmo assim, os mais comuns são os geradores abastecidos por diesel ou gasolina. Eles possuem uma alta potência, sendo recomendados especialmente em locais onde o uso da energia é contínuo.

Importância de ter um grupo gerador no seu estabelecimento

Mas qual é o papel do grupo gerador para o uso contínuo de energia elétrica? Bem, inicialmente, é necessário ressaltar que a ideia de um grupo gerador não é substituir por completo o sistema de fornecimento de eletricidade. Na realidade, ele serve como um plano B para residências e empresas.

Esse plano B entra em ação em caso de alguma interrupção no fluxo de fornecimento normal. Assim, no caso de algum blecaute, por exemplo, para evitar que os equipamentos de um local parem de funcionar, o grupo gerador entra em ação. Dessa maneira, a eletricidade produzida pelo gerador preenche a necessidade gerada pela parada no fluxo.

Essa é a razão pela qual ter um grupo gerador de energia elétrica é uma opção tão promissora para empresas e estabelecimentos. Alguns tipos de estabelecimentos, como supermercados ou hospitais, simplesmente não podem lidar com uma situação em que os equipamentos parem de funcionar.

Como montar um plano preventivo de manutenção de um grupo gerador

E, para uma empresa, ter que parar toda a linha de produção por falta de eletricidade é um problema que pode gerar uma queda nos níveis de produtividade e organização internas.

Diante disso, fica claro porque um gerador de energia elétrica é importante para garantir o funcionamento eficiente de um estabelecimento.

Mas como saber quais potências são mais comuns para cada aplicação? Entre em contato com a Cogera Energia para que a nossa equipe de engenharia possa te dar todo o auxílio a fim de ajudar a encontrar a solução ideal para sua aplicação.

Dependendo da indústria, diferentes potências são mais comumente aplicadas. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Indústria de alimentos e bebidas: geradores de 370 a 500 KVA.
  • Metalúrgicas e siderúrgicas: geradores de 500 a 750 KVA.
  • Indústrias químicas ou fábricas de materiais eletrônicos: geradores de 130 a 270 KVA.
  • Varejo: gerador de 270 a 370 KVA.
  • Mineradoras e refinarias: geradores de 750 a 1000 KVA.
  • Construção civil: geradores de 60 a 130 KVA.
  • Indústrias de automóveis: geradores de 1000 a 1500 KVA.
  • Indústrias de petróleo: geradores de 1500 a 2500 KVA.
  • Telecomunicações: geradores de 10 a 60 KVA.

KVA é uma unidade de medida. Um KVA corresponde a 10³ voltamperes (ou 1.000 VA em notação decimal). Um voltampere é a potência aparente de uma fonte geradora de energia.

Obtenha um grupo gerador de energia elétrica com a Cogera

Agora que você já entendeu tudo sobre grupos geradores, é hora de obter o seu. E a melhor forma de fazer isso é com uma empresa de energia confiável, como a Cogera Energia. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

close