Manutenção preventiva e manutenção corretiva: Entenda a diferença

Manutenção preventiva e manutenção corretiva: Entenda a diferença

Você já ouviu falar de manutenção preventiva e manutenção corretiva? Mesmo que esses termos sejam um pouco parecidos, os seus significados não poderiam ser mais diferentes. E, é importante entender bem de que se trata cada conceito. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é manutenção preventiva e o que é manutenção corretiva. Assim, você entenderá melhor qual é o serviço ideal para cada situação. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Manutenção preventiva e manutenção corretiva: Entenda a diferença
Acervo Cogera Energia

Entenda qual é a diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva

A manutenção é um processo necessário para a maioria dos sistemas tecnológicos de hoje. Afinal, nenhum sistema é eterno. Além disso, é normal ter pequenos problemas de funcionamento com o tempo. Sendo assim, a manutenção se torna crucial. Dessa forma, evita que esses problemas pontuais resultem em prejuízos graves.

Mas existem diferentes tipos de manutenção. É aí que a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva se torna importante. Por isso, vamos entender do que se trata cada um desses processos.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o nome já sugere, é um serviço de manutenção que é realizado regularmente. Ele tem como objetivo prevenir riscos e problemas. Trata-se de uma intervenção que acontece de maneira programada.

A manutenção preventiva, é uma parte integral da rotina do funcionamento de uma empresa. Isso porque ela acontece em um determinado momento, mesmo se não houver nenhum problema no sistema avaliado. Ou seja, mesmo que tudo esteja acontecendo normalmente, a manutenção preventiva é necessária para manter esse funcionamento e evitar situações problemas futuros.

Assim, esse tipo de manutenção segue um cronograma pré-programado. Ele também busca aumentar a vida útil dos equipamentos. Isso é feito através de lubrificação, revisão dos sistemas, calibrações e outras iniciativas.

A longo prazo, esse procedimento pode ser muito benéfico para uma empresa. Isso porque, com vistorias constantes, é possível poupar gastos futuros. Afinal, há uma redução à exposição de danos e ao desgaste de peças. Assim, diminui, por exemplo, a necessidade de substituições. 

A Cogera Energia oferece o serviço de locação de grupos geradores, aluguel de geradores de energia
Acervo Cogera Energia

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva segue uma lógica oposta à da manutenção preventiva. Como o nome já diz, ela busca corrigir problemas presentes em um sistema ou equipamento. Sendo assim, é um procedimento que acontece quando um problema já ocorreu, e não de forma preventiva.

A ideia da manutenção corretiva, portanto, é resolver uma situação problemática que se criou por um problema presente no equipamento ou sistema em questão. Assim, por exemplo, se uma peça de uma máquina quebra, é necessário intervir com um serviço de manutenção corretiva.

Pode-se observar, que, embora esse tipo de manutenção seja inevitável quando o problema acontece, a manutenção preventiva pode diminuir as chances de ter que recorrer à manutenção corretiva. Essa prevenção é especialmente importante. Isso porque, quando a manutenção corretiva se torna necessária, o serviço requerido é normalmente mais caro. Além disso, muitas vezes também é mais complexo do que serviços de prevenção. Ter que substituir uma peça quebrada, por exemplo, pode custar muito mais do que realizar manutenções regularmente para aumentar a vida útil da mesma peça.

Subestação de Energia - Projetos de implantação de subestações de energia
Acervo Cogera Energia

Mantenha a manutenção preventiva do seu grupo gerador em dia com a Cogera Energia

Agora você já sabe qual é a diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva! É hora de garantir a prevenção de riscos para o seu equipamento. Utilize um serviço de manutenção preventiva eficiente. A Cogera Energia é uma ótima opção para a contratação! Com qualidade e tecnologia de última geração, a Cogera tem o que é preciso para manter o seu grupo gerador funcionando da forma correta. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento com a nossa empresa de energia!

close