Energia Solar

O que é energia solar

Como é já possível perceber pela própria denominação, a energia solar é uma energia eletromagnética adquirida através da irradiação do Sol. Esse corpo celeste possui um potencial energético imensurável. Por isso a energia solar é renovável e não agride ao ambiente, já que é obtida através de uma fonte inesgotável.

Saiba mais sobre consultando o artigo sobre o que é energia solar

 

Soluções em Energia Solar, veja como funciona

Como funciona a energia solar

Para a aquisição de eletricidade através da irradiação solar são utilizados dois tipos de sistemas distintos: térmico e fotovoltaico. No sistema térmico, a luz solar é transformada em energia térmica e, posteriormente, em eletricidade. Já no fotovoltaico a irradiação é convertida diretamente em energia elétrica.

A Cogera ENERGIA tem um artigo completo sobre como funciona a energia solar.

Toda essa energia adquirida por meio do sol pode ser coletada por meio de placas solares ou usinas solares constituídas por painéis. Saiba mais a seguir.

Faça agora um orçamento online para Soluções em Energia Solar. Aproveite essa oportunidade.

O que é um painel solar

O painel solar, ou placa solar, é a principal tecnologia usada na obtenção de energia por meio do Sol. É um dispositivo fabricado para captar e converter a irradiação do Sol em eletricidade (painéis fotovoltaicos) ou fonte de calor (painéis térmicos). Existe também o painel solar misto, que junta os fotovoltaicos e térmicos em um mesmo mecanismo.

Diversas placas solares juntas podem formar usinas solares. Confira a seguir sobre o que são e como funcionam.

O que são usinas solares

Usinas solares, também conhecidas como parques solares, são grandes sistemas fotovoltaicos utilizados na produção de energia elétrica através do sol. Essas grandes infraestruturas se diferem dos sistemas domésticos porque possuem a finalidade de fornecer eletricidade em alta tensão para distribuição. 

Toda a energia produzida pelas usinas é gerada através das células fotovoltaicas, que constituem os painéis presentes no sistema. A maioria das usinas solares são montadas sobre o solo. Elas podem ser equipadas com trackers, instrumentos que permitem que as usinas sigam o movimento do sol.

 

A COGERA ENERGIA possui uma ferramenta para orçamento online de sistemas de energia solar para fins comerciais, industriais e residenciais.

Vantagens da energia solar

  • Não é poluente, utiliza uma fonte de energia limpa.
  • Fácil manutenção, apenas água é suficiente para limpeza dos painéis.
  • É muito mais econômica. Para adquirir um sistema de energia solar para determinado local, há um custo inicial ainda um pouco elevado, mas ele rapidamente se paga com a economia adquirida diretamente nas contas de luz.
  • Com o avanço da tecnologia e aumento na utilização de energias renováveis, a tendência é que o custo de investimento nos painéis solares diminua cada vez mais.
  • Por não exigir investimentos em linhas de transmissão, sua instalação pode ser realizada até mesmo em lugares mais remotos.
  • Nos países de climas tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é altamente viável para todo território. Isso porque a radiação do sol nesses locais é suficiente para obter energia capaz de suprir as necessidades elétricas da população.
Energia solar fotovoltaica para residências: como escolher

Algumas Soluções em Energia Solar

Confira abaixo algumas soluções em energia solar implantados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pela Cogera ENERGIA.

Painel Solar da Cogera Energia

Sistema On-Grid 3,50 kWp

A COGERA Energia realizou a implantação de um sistema de energia solar On-Grid 3,50 kWp com uma previsão média de geração de energia de 403,20 kWh/mês.

O sistema implantado e monitorado na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é do tipo residencial contendo 14 módulos do tipo policristalino com potência de 250W.

Energia sustentável para residências

Sistema On-Grid 1,60 kWp

A COGERA Energia implantou a solução de energia solar On-Grid 1,60 kWp com uma previsão média de geração de energia de 184,32 kWh/mês na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O projeto, do tipo comercial com monitoramento, contou com 6 módulos do tipo policristalino com potência de 320W.

Vantagens e desvantagens da produção de energia solar: o sol como fonte de energia no Brasil e no mundo

Sistema On-Grid 3,00 kWp

A COGERA Energia também implantou o sistema de energia solar On-Grid 3,00 kWp com previsão média de geração de 338,4 kWh/mês.

O sistema do tipo residencial foi implantado com monitoramento na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e conta com 7 módulos do tipo policristalino com potência de 325W.

Portfolio de projetos

Sistema On-Grid 2,97 kWp

A COGERA Enegia realizou a implantação de um sistema de energia solar On-Grid 2,97 kWp com uma previsão média de geração de energia de 342,14 kWh/mês. O sistema foi implantado na cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, o projeto é do tipo residencial que conta com 9 módulos do tipo policristalino com potência de 330 W e também possui monitoramento.

Vantagens e desvantagens da produção de energia solar: o sol como fonte de energia no Brasil e no mundo

Sistema On-Grid 8,40 kWp

Implantação de um sistema de energia solar residencial On-Grid 8,40 kWp com uma previsão média de geração de 967,68 kWh/mês.

A solução foi implantada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, e conta com 24 módulos do tipo policristalino com potência de 350W.

Sistema On-Grid 4,48 kWp

A COGERA Energia realizou a implantação residencial de um sistema de energia solar On-Grid 4,48 kWp com uma previsão média de geração de 645,12 kWh/mês.

O sistema foi implantado com monitoramento na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, conta com 14 módulos do tipo policristalino com potência de 350W.

Nossos Clientes

Novidades

Leia Mais +10 setembro 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia fotovoltaica pelo mundo

A energia solar, aos poucos, está adquirindo seu espaço e se tornando um dos meios de energia renovável mais utilizados em todo canto. Isso explica o porquê da disseminação da energia fotovoltaica pelo mundo. Ela já é aproveitada em diversos países e a Cogera vai revelar algumas curiosidades sobre esse tipo de energia solar que
Leia Mais +29 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia solar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

A região do Brasil que possui a maior incidência solar é a Centro-Oeste. Por esse motivo, a produção de energia solar em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, é totalmente viável e oferece diversos benefícios, tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente. Com o aumento constante do preço da
Leia Mais +23 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Tipos de energia solar: saiba mais sobre elas

Energias renováveis têm ganhado bastante espaço por todo o mundo. Entre elas está a energia solar, uma das mais utilizadas. Existem dois tipos de energia solar que servem para diferentes propósitos: energia fotovoltaica e energia térmica. As duas possuem diferentes benefícios ecológicos. Por isso, se apresentam como uma ótima alternativa em relação a outros meios
Leia Mais +23 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia solar em Cuiabá, Mato Grosso

A busca incansável por energia sustentável tem feito com que algumas capitais brasileiras se sobressaiam em um país farto em recursos naturais. Neste artigo, você entenderá por que o investimento em energia solar em Cuiabá, Mato Grosso, tem sido importante para destacar a cidade como um dos polos de energia limpa. Por conta das secas
Leia Mais +16 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Dúvidas frequentes sobre energia solar

Quando pensamos em energia sustentável, logo pensamos na energia gerada pelo Sol. Entretanto, é comum termos dúvidas frequentes sobre energia solar, um assunto delicado e discutido por diversos países preocupados com o aquecimento global e a vida futura no planeta Terra. No Brasil, atualmente, grande parte da matriz energética do país é sustentada por geradoras
Como funciona a energia solar: duas formas de se obtenção dessa energiaLeia Mais +21 junho 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Por que o Brasil deve investir em energia solar

O Brasil deve investir em energia solar Há mais ou menos uma década vem-se assistindo ao crescimento gradual das possibilidades de se investir em energia solar. De fato, a preocupação com o fim das fontes utilizadas pelas matrizes energéticas tradicionais traz a tona o papel crucial das energias renováveis. Veja também “O que é energia
TOPO