Entenda o que é o efeito fotovoltaico e sua importância
Você sabe o que é o efeito fotovoltaico? Para quem tem interesse em explorar formas de geração de energia alternativas, a energia fotovoltaica é um tema importante. Também conhecida como energia solar, é uma forma de geração de eletricidade renovável e limpa. Assim, conhecer o seu funcionamento pode ser muito enriquecedor.
Mas, para fazer isso, é necessário compreender primeiro o que a faz possível, que é o efeito fotovoltaico. E é aí que surge a pergunta: O que é o efeito fotovoltaico e qual é a sua importância?
Se você não sabe a resposta para essa questão, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!
Entenda o que é o efeito fotovoltaico e sua importância
Um sistema de energia fotovoltaico utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Dessa maneira, os consumidores recebem seu abastecimento para a realização das tarefas do dia a dia.
Mas você já parou para pensar em como os raios solares geram energia elétrica? A resposta para essa pergunta envolve o cerne do funcionamento de um sistema de energia solar: O efeito fotovoltaico.
Esse termo se refere a um fenômeno observado pela primeira vez no ano de 1839. Neste ano, o físico Alexandre Edmond Becquerel, nascido em Paris, desenvolveu o primeiro componente eletrônico.
A descoberta do efeito fotovoltaico: Alexandre Becquerel
Becquerel era um estudioso de campos como o magnetismo, a ótica, a espectroscopia e a teoria da luz. No tema da teoria da luz, ele se dedicava especialmente aos efeitos fotoquímicos e os aspectos espectroscópicos das radiações solares e da luz elétrica. O fenômeno da fosforescência também foi um de seus objetos de estudo. Mas foi apenas em 1839 que teve sua grande descoberta, o efeito fotovoltaico.
Essa descoberta veio de experimentos que realizou expondo eletrodos de platina e prata à luz solar. Em um desses experimentos, o físico descobriu que os raios solares geram um movimento da parte dos elétrons de certos materiais condutores. Esse movimento caracteriza o efeito fotovoltaico. Assim, a descoberta de Becquerel é o que possibilitou a criação da primeira célula solar.
O efeito fotovoltaico aprofundado: Como funciona
O processo do efeito fotovoltaico tem início no momento em que os raios de Sol atingem o material condutor. Nesse segundo, um fóton (partícula de luz) atinge um elétron da última órbita do átomo do material em questão. Esse elétron, então, se torna um elétron de valência, e recebe a energia.
Com isso, o elétron de valência deixa a órbita do núcleo, pois supera a sua força de atração. Essa movimentação de deixar a órbita permite que o elétron viaje através do material. É isso que o torna um material condutor, e é essa “viagem” que gera uma corrente de energia elétrica.
A importância do efeito fotovoltaico para o sistema, então, fica clara. Sem esse fenômeno, a produção de eletricidade através da energia solar simplesmente não poderia existir.
Instale um sistema de energia fotovoltaica com ajuda especializada
Agora que você já entende o que é o efeito fotovoltaico e qual é a sua importância, é hora de pensar em termos práticos. Instalar um sistema de energia fotovoltaica é uma decisão que tem muitos benefícios, mas esse processo é delicado e deve ser realizado por profissionais especializados.
Por conta disso, vale a pena contratar uma empresa para realizar esse serviço para você. Mas é preciso escolher uma que realmente seja confiável, então o ideal é dar preferência para quem já está bem estabelecido no mercado. A Cogera Energia é, portanto, uma ótima opção.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento!