4 formas de diminuir a conta de luz da sua casa

4 formas de diminuir a conta de luz da sua casa

4 formas de diminuir a conta de luz da sua casa? As contas do mês são um peso constante no orçamento do brasileiro. E uma conta, em especial, costuma ser especialmente desagradável de encarar: A conta de luz. Como usamos a energia elétrica muitas vezes na realização de tarefas do dia a dia, às vezes o nível do consumo mensal passa despercebido, e a conta vem com um susto. Mas, se todo mês você se vê nessa situação, não se preocupe: existem maneiras de mudar esse quadro. Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais formas de diminuir a conta de luz da sua casa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 formas de diminuir a conta de luz da sua casa
Fonte: Freepik.

Descubra quais são as 4 principais formas de diminuir a conta de luz da sua casa

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a conta de luz dos brasileiros deve subir, em média, 13% no ano de 2021. Esse aumento vem como um peso grave em um período de crise. Uma conta que já era incômoda vai se tornando, então, cada vez mais prejudicial para a vida financeira do cidadão do país.

Desse modo, pensar em maneiras de reduzir a conta de luz da casa é muito útil. E, felizmente, existem muitas atitudes que podem contribuir para um alívio no bolso com relação a esse problema mensal. A seguir, então, vamos citar algumas das principais delas. Confira!

Substitua as lâmpadas por lâmpadas de LED

Para diminuir a conta de luz mensal, é uma boa ideia prestar atenção no consumo de energia das lâmpadas utilizadas. Isso porque usar lâmpadas de LED é uma opção mais econômica do que utilizar as lâmpadas comuns.

A razão para isso é a lâmpada de LED consome menos watts. Desse modo, se torna uma escolha mais leve para o orçamento da casa, o que torna essa substituição muito promissora para a economia.

Substitua as lâmpadas por lâmpadas de LED
Fonte: freepik.

Reduza o uso de aparelhos que gastam mais energia

A dica mais básica para diminuir a conta de luz de uma casa é usar menos os aparelhos que consomem eletricidade. Isso significa desligar as luzes quando sair de um cômodo, não dormir com a televisão ligada, etc.

Mas, apesar dessa sugestão ser válida, é possível torná-la mais eficiente focando nos aparelhos que gastam mais energia elétrica. Ou seja, ao invés de apenas reduzir o consumo como um todo, foque na redução do uso de aparelhos específicos.

O principal exemplo para isso é a máquina de lavar. Trata-se de um aparelho que consome muita eletricidade a cada uso. Portanto, o ideal é acumular a roupa suja o máximo que for possível, para poder lavar tudo de uma vez só. Desse modo, você minimiza a utilização da máquina.

Abra as cortinas e tire vantagem da luz natural

Às vezes, para utilizar menos eletricidade no dia a dia, basta aproveitar um pouco melhor a luz natural. Abrir as cortinas durante o dia, por exemplo, é uma forma eficaz de manter as luzes apagadas sem precisar ficar em um ambiente escuro. O uso da luz solar ainda tem o bônus de ser benéfico para a saúde e para o bom humor.

Abra as cortinas e tire vantagem da luz natural
Fonte: Freepik.

Instale um sistema de energia solar

Ao pensar em formas de diminuir a conta de luz da sua casa, é importante escolher tanto atitudes a curto prazo quanto a longo prazo. E uma estratégia a longo prazo excelente é optar por um sistema de energia solar residencial. Isso pode gerar uma redução de até 90% na sua conta de luz.

Mas e para instalar esse tipo de sistema? Para isso, é necessário contar com uma empresa especializada, como a Cogera Energia. Quer saber mais? Então entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!