Benefícios ambientais de energias alternativas

Benefícios ambientais de energias alternativas

Benefícios ambientais de energias alternativas

Nosso planeta precisa de ajuda. Com o avanço do aquecimento global, enfrentamos uma verdadeira crise ambiental mundial. Nesse momento, as energias alternativas emergem como opções mais viáveis para o bem-estar da natureza e o futuro da humanidade.

energias-alternativas

Fonte: freepik.

Mas por que as energias alternativas são tão importantes? A principal razão é que o uso constante de energias tradicionais, tais como a energia nuclear e a energia termoelétrica, resulta na emissão de gases do efeito estufa. E o efeito estufa, em si, não é um problema: trata-se de um fenômeno natural que mantém o aquecimento da Terra.

Entretanto, a camada de gases que realiza o efeito estufa aumentou consideravelmente na última década, aumentando a temperatura terrestre. Isso gera o aquecimento global, que já está tendo consequências desastrosas para o nosso planeta e pode, no futuro, gerar um completo colapso.

Mas no que, exatamente, as energias alternativas podem oferecer benefícios ao meio ambiente? Separamos algumas das vantagens da energia renovável para você refletir sobre o assunto.

Podem ser consideradas inesgotáveis

Como o próprio nome já diz, as energias renováveis não correm o risco de esgotar. Afinal, elas se apoiam em recursos naturais sem consumi-los, como o sol e o vento. Em contrapartida, as energias baseadas em combustíveis fósseis correm o sério risco de esgotarem as suas fontes.

energia-solar

Fonte: freepik.

Evitam a emissão de gás carbônico

O gás carbônico é um dos principais componentes da camada que realiza o efeito estufa. Junto com outras substâncias, como o metano e o vapor d’água, ele garante que a energia do sol absorvida pela Terra não seja emitida de volta para o espaço.

No entanto, o aumento da emissão de gás carbônico através de práticas como queimadas e utilização de combustíveis fósseis está gerando um aumento na camada que não pode ser sustentado. É aí que entra a importância das energias alternativas: elas não emitem gás carbônico e, portanto, não contribuem para agravar esse cenário.

Podem ajudar na criação de empregos

Por conta de sua utilização de recursos ambientais, as energias alternativas com frequência podem ser geradas em áreas menos favorecidas financeiramente. O ato de gerar energia, cria a necessidade de uma mão-de-obra para aquele processo, gerando, assim, empregos para as áreas que mais precisam deles.

Diante disso, podemos perceber que há muitos benefícios ambientais provenientes da utilização de energias alternativas. Mesmo assim, há muitas opções. Como optar pela melhor para você?

Energias alternativas podem ajudar na criação de empregos

Fonte: freepik.

Energias alternativas: qual escolher

Cada energia alternativa tem seus prós e contras. A energia eólica, por exemplo, tem baixo impacto ambiental, mas gera poluição visual e é dependente das condições climáticas. Já a hidroelétrica, apesar de não gerar gases que contribuam para o efeito estufa, podem gerar impactos sociais e ambientais por conta do represamento de rios.

Assim, dentre as opções, a energia solar emerge como uma alternativa especialmente interessante. Com impacto mínimo no meio ambiente, a única reserva que a maioria das pessoas tem com relação a essa forma de energia é o temor do custo.

Mas, é preciso ver a energia solar como um investimento a longo prazo. O preço pago na instalação das placas e do sistema se converte numa economia imensa para o futuro, diminuindo em largas proporções o seu gasto com energia.

Energias alternativas: qual escolher

Fonte: freepik.

Diante de tudo isso, e considerando todos os benefícios mencionados acima, fica claro que a energia solar é uma excelente ideia para atender as suas necessidades sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, garante também benefícios pessoais para você. Quer saber mais? Entre em contato com a Cogera! A empresa é referência e possui as melhores soluções em energia solar no MS e no MT.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!