Como funciona a instalação de células fotovoltaicas

Como funciona a instalação de células fotovoltaicas

A instalação de células fotovoltaicas é um processo complexo e delicado. No entanto, é absolutamente essencial para o desenvolvimento da energia solar. Por isso, neste artigo, vamos explorar como se dá o processo de instalação dessas células, esclarecendo todos os detalhes do procedimento e de como ele funciona.

Como funciona a instalação de células fotovoltaicas
Fonte: freepik.

O que é uma célula fotovoltaica

Antes de mais nada, devemos responder à questão: o que é uma célula fotovoltaica?

A resposta é simples: a célula fotovoltaica é a parte mais essencial de um sistema de energia solar. Afinal, é ela que transforma a energia solar em energia elétrica.

Fisicamente, é uma estrutura com aproximadamente 185 mícrons de espessura (menos de 2mm). Um grupo de células fotovoltaicas compõe um painel solar.

Passo a passo da instalação de células fotovoltaicas

A instalação de células fotovoltaicas é um processo com diversas etapas, todas igualmente importantes. Portanto, vamos examinar passo a passo os diferentes estágios desse procedimento.

Limpeza e preparação do vidro

O vidro do painel solar representa 10% do custo de todo o processo. Ele possui baixo teor de ferro, sendo preparado especialmente para deixar o máximo possível de luz passar através dele, minimizando sua capacidade refletora. Ele costuma possuir 3.2mm ou 4mm de espessura, e é revestido com uma substância antirreflexiva.

Limpeza e preparação do vidro
Fonte: freepik.

Sua limpeza deve ser realizada com muito cuidado. A ideia é evitar que se formem “bolhas” depois que ele for laminado e pronto. Assim, é importante evitar sujeira como gordura dos dedos, que pode causar esses problemas.

Lembre-se também de que essa limpeza tem um método específico e, portanto, precisa ser feita por uma máquina especializada.

Início da instalação de células fotovoltaicas: fazendo a interconexão das células

Esse é um dos pontos mais importantes a se realizar instalando as células fotovoltaicas. Afinal, é assim que você vai compor o painel.

A conexão entre as células deve ser feita através de fios condutores de cobre ou alumínio. Esses fios conectam o lado inferior de uma célula ao lado superior da outra.

Eles formam, assim, “strings”, que são séries de células conectadas umas às outras. A maioria dos painéis possui por volta de 6 séries de 10 células cada, totalizando 60 células.

A célula fotovoltaica é a parte mais essencial de um sistema de energia solar.
Fonte: freepik.

Após as conexões estarem completas, uma máquina solda o material para garantir que não se soltem. Trata-se de uma máquina de solda especial, de contato leve.

Montando a matriz de células

Depois de conectar, o passo seguinte é coletar as células para colocá-las sobre o vidro e o EVA (filme encapsulante do painel solar). Novamente, é necessária uma máquina especial para realizar esse procedimento sem danificar a integridade das células.

Esse processo, o sistema de montagem da matriz de células, é conhecido como “layup”. Ele é conectado às máquinas de interconexão, e ambos devem funcionar juntos, garantindo eficiência e velocidade.

Depois do layup, é preciso fazer a conexão das séries de células. Esse processo pode ser tanto manual como automatizado. Então, são colocados o EVA e o Backsheet sobre a matriz.

Está, assim, completo o processo de instalação das células fotovoltaicas. A partir daí, só restam os passos de preparação final do painel e, por fim, o teste para garantir que está tudo funcionando como deveria.

Está, assim, completo o processo de instalação das células fotovoltaicas.
Fonte: freepik.

Agora que você entende sobre como instalar as células que compõem um painel solar, dá para ter uma noção da delicadeza do procedimento. Assim, fica evidente a necessidade de deixar esse tipo de trabalho para profissionais qualificados.

A Cogera é uma empresa que se especializa em soluções em energia solar em Cuiabá e Campo Grande. Temos uma equipe preparada para realizar a instalação de painéis da maneira mais segura e eficiente possível. Faça um orçamento com a gente!

close