Como funciona o monitoramento de uma usina solar

Como funciona o monitoramento de uma usina solar

Para que uma usina solar mantenha um funcionamento eficiente durante um período mais longo de tempo, ela precisa ser monitorada com frequência. Mas qual é a importância real deste monitoramento, e como se dá o funcionamento do mesmo? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar como funciona o monitoramento de uma usina solar e por que ele é tão importante. Continue com a leitura para entender melhor sobre esse assunto!

Como funciona o monitoramento de uma usina solar
Fonte: Freepik.

Saiba como funciona o monitoramento de uma usina solar e qual é a sua importância

O mercado de usinas solares não inclui apenas os consumidores finais. Ele também engloba os fabricantes de partes de equipamentos, que fornecem as peças necessárias para que uma usina seja montada e instalada em algum local.

É importante ressaltar esse ponto porque ele evidencia a importância de monitorar com cuidado o uso desses equipamentos. Afinal, como qualquer peça individual de um sistema, eles podem apresentar problemas e defeitos, principalmente após um período significativo de uso. E o defeito de uma peça pode gerar prejuízos muito graves a todo o sistema de produção de energia.

Sendo assim, é aí que emerge a necessidade de um monitoramento regular de uma usina solar. Existem diversas informações que precisam ser acompanhadas para garantir o funcionamento ideal de uma usina de energia solar. Dentre elas, podemos citar:

  • A eficiência energética da usina em questão;
  • O funcionamento da planta;
  • A integridade dos painéis fotovoltaicos e sua higiene;
  • Problemas técnicos gerais;

E diversos outros fatores. Como a energia solar é um investimento que normalmente se faz pensando no longo prazo, é crucial garantir que o nível de qualidade da sua performance não caia com o passar dos anos, e o monitoramento regular é uma maneira de fazer isso.

Saiba como funciona o monitoramento de uma usina solar e qual é a sua importância
Acervo Cogera Energia

Conheça os problemas que podem surgir em uma usina solar com a falta de monitoramento

É preciso também pontuar que o monitoramento de uma usina solar serve para a prevenção de diversas falhas ou riscos que podem surgir no local. A seguir, então, vamos apresentar alguns desses cenários indesejáveis.

Acúmulo de sujeira nos painéis fotovoltaicos

Como eles estão expostos, os painéis fotovoltaicos podem acumular sujeira. Isso prejudica o desempenho dessas peças, reduzindo a geração de energia da usina em até 70%. Com o monitoramento regular, no entanto, é possível manter os painéis limpos e funcionando da maneira adequada.

Sobreaquecimento em certos pontos das placas solares

Existem certos elementos defeituosos que podem, em certas placas solares, causar um efeito de sobreaquecimento em certos pontos. Esse efeito também pode limitar a geração de energia da usina – neste caso, em até 80%. Assim, é importante localizar esses pontos, o que um serviço de monitoramento pode fazer através da termografia.

Afrouxamento de parafusos

As peças de uma usina solar são presas através de parafusos. Com o tempo, no entanto, esses parafusos podem afrouxar, aumentando imensamente o risco de acidentes. Uma placa solar solta, por exemplo, pode facilmente ser levada pelo vento, gerando um imenso prejuízo. Com um monitoramento regular que verifique o estado dos parafusos, esse risco pode ser evitado.

COM O TEMPO, OS PARAFUSOS FROUXAM
Acervo Cogera Energia

Realize o monitoramento da sua usina solar com uma empresa especializada

Agora que você já sabe como funciona o monitoramento de uma usina solar, é hora de buscar uma empresa que possa realizar esse serviço para você. E a Cogera é uma ótima opção, oferecendo um pacote de monitoramento remoto da geração fotovoltaica, permitindo que profissionais altamente qualificados acompanhem o funcionamento da sua usina todos os dias. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo e entre em contato para fazer um orçamento para a sua usina solar!

close