Como instalar energia solar no seu condomínio

Como instalar energia solar no seu condomínio

A previsão é que o Brasil tenha um crescimento de 44% em sua capacidade de energia solar instalada em 2019. Mas você já pensou na possibilidade de ter energia solar em casa? Inegavelmente, a energia solar residencial é cada vez mais comum e, por diversas razões, uma opção muito atraente para quem busca economizar com a conta de luz. Mas como instalar energia solar no seu condomínio? Nesse artigo, falaremos o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo para descobrir!

Aprenda como instalar energia solar no seu condomínio
Fonte: Freepik

Elementos da energia solar

A energia solar é produzida através da chamada tecnologia fotovoltaica, que, com painéis solares, captura a luz do Sol e a converte em energia elétrica. Normalmente, um sistema de energia solar é composto pelos seguintes elementos:

  • Inversor interativo: O elemento responsável por realizar a conversão e a captação de energia gerada pelas placas, transformando-a em adequada para a nossa rede elétrica. Talvez seja o elemento mais importante de um sistema de energia solar.
  • Estrutura de suporte: Estruturas que constituem a base para a instalação das placas solares, normalmente realizada no telhado. São fundamentais para o posicionamento das placas e garantem a sua fixação, evitando que sejam derrubadas e causem acidentes.
  • Painel solar: É o conjunto de células fotovoltaicas, também chamado de placa solar. Painéis solares ficam nos telhados, sobre as estruturas de suporte. Desse modo, captam a luz do sol e dão início à conversão com suas células.
  • String-box: Caixa que contém os dispositivos de segurança pertencentes ao sistema. Também contém a sua chave de liga/desliga, que controla o funcionamento geral de todos os outros componentes.

A instalação de um sistema de energia solar é muito simples quando realizada por profissionais qualificados. Essa é a melhor maneira de garantir uma instalação eficaz e segura.

A energia solar garante uma grande economia em futuras contas de luz
Fonte: Freepik

Como instalar energia solar no seu condomínio

Como a energia solar garante uma grande economia em futuras contas de luz, reduzindo muito o seu gasto, ela é uma opção muito atraente para organizar a sua vida financeira.

Para quem mora em condomínio, a instalação é um pouco diferente do normal. Isso porque, ao invés de cada unidade utilizar um sistema, normalmente se instala um grande sistema central em uma área comum do condomínio. Desse modo, ele pode contemplar todos os moradores. O tamanho da área afeta a quantidade de energia gerada, então o tamanho ideal depende de quanto for a produção necessária.

O relógio de luz central vai conectar o sistema à rede elétrica do condomínio. A partir daí, toda a energia produzida é transmitida através desse canal de conexão. Esse processo se chama geração compartilhada de energia.

A longo prazo, a energia solar representa um grande corte de gastos. Além de ser uma opção de energia limpa e renovável, sendo muito mais positiva para o meio-ambiente do que outras fontes de energia. Por isso, seu uso carrega muitos benefícios que valem a pena levantar na próxima reunião de condomínio.

Procure uma empresa bem estabelecida no mercado
Fonte: freepik.

Instale o seu sistema

Uma vez que você já sabe como instalar energia solar no seu condomínio, é hora de começar a aprofundar mais essa ideia. Fale com os outros moradores e explique os pontos positivos da energia solar. Depois, o passo seguinte será procurar uma empresa para realizar a instalação. Para isso, o ideal é buscar uma empresa que seja bem estabelecida no mercado. Com uma equipe altamente qualificada e confiável. Desse modo, seu sistema solar vai funcionar perfeitamente.

A Cogera é uma boa opção. A empresa é especializada em soluções em energia solar em Cuiabá e Campo Grande. Temos uma equipe preparada para realizar a instalação de um sistema de energia solar no seu condomínio da maneira mais segura e eficiente possível. Faça um orçamento com a gente!

close