Como reduzir a conta de luz da sua casa

Como reduzir a conta de luz da sua casa

A conta de luz é um problema na vida de muitos brasileiros. Afinal, a conta de luz no Brasil é uma das mais caras do mundo. Fica evidente, então, a necessidade de diminuir esse gasto de alguma forma. Pensando nisso, separamos esse artigo para você descobrir como reduzir a conta de luz da sua casa.

Como reduzir a conta de luz da sua casa
Fonte: Freepik

Entenda como reduzir a conta de luz da sua casa

Quanto você gasta, por mês, só na conta de luz? Mesmo que você faça parte de uma minoria de brasileiros que não tem um gasto muito significativo com energia, é uma boa ideia fazer as contas e descobrir quanto você gasta com a luz da sua casa por ano. Muitas vezes, mesmo que o gasto por mês não pese muito no seu bolso, quando você soma tudo, o custo por ano fica exorbitante. E esse dinheiro poderia ser redirecionado para outros fins.
Sendo assim, como reduzir a conta de luz da sua casa? Nesse artigo, separamos algumas medidas que podem ajudar você a diminuir esse gasto mensal. Confira:

Mude seu chuveiro para o modo verão

Às vezes, um banho frio vale a pena. O modo verão do chuveiro é muito mais econômico do que o modo inverno ou o modo normal. Além disso, o banho frio é ótimo para acelerar o seu metabolismo ou para fazer você ficar menos tempo no chuveiro e, portanto, gastar menos água. Assim, existem outros benefícios no modo verão, além da economia de energia.

Mude seu chuveiro para o modo verão
Fonte: Freepik

Use lâmpadas que gastam menos

As lâmpadas de LED têm emergido como opções muito populares no mercado, e com razão: trocar uma lâmpada regular por uma LED pode resultar em uma economia de até 70% nos gastos de luz. Isso porque a lâmpada LED consome 9 watts em média, enquanto que as demais lâmpadas requerem 15 a 75 watts para funcionarem.

Use lâmpadas que gastam menos
Fonte: Freepik

Evite o desperdício com o ferro de passar

Quando você se pergunta como reduzir a conta de luz da sua casa, uma das primeiras coisas que você precisa considerar é diminuir o uso dos eletrodomésticos. Isso porque eles são os maiores vilões para a sua conta de luz. O ferro de passar, por exemplo, se usado 1h por dia 3 vezes na semana, gasta 12 kWh por mês, aumentando o seu gasto mensal. Uma boa forma de evitar esse desperdício é acumulando roupas para passar tudo de uma vez, pois isso diminui o tempo que o ferro vai passar esquentando, que desperdiça muita energia.

Tire os seus carregadores da tomada

Quem nunca dormiu com o celular na tomada, acordou, tirou para usar de manhã e acabou esquecendo o carregador lá? Isso é um grande desperdício de energia elétrica, pois o carregador gasta energia enquanto estiver ligado, mesmo que o seu celular não esteja mais conectado. Sendo assim, quando terminar de carregar o seu celular, lembre-se sempre de desconectar o carregador da tomada.

Não abra a porta da geladeira sem motivo

Não abra a porta da geladeira sem motivo
Fonte: Freepik

Você é uma daquelas pessoas que gosta de abrir a porta da geladeira e ficar parado pensando na vida? Não faça isso, pois toda vez que você abre a porta da geladeira, você força o aparelho a trabalhar mais para refrigerar o calor que entra com a abertura da porta. Isso aumenta o gasto de energia.

Instale um sistema de energia solar na sua casa

Instale um sistema de energia solar na sua casa
Fonte: Freepik

A energia solar é muito mais econômica do que a energia elétrica comum. Por isso, substituir o sistema de energia elétrica da sua casa por um sistema de energia solar pode resultar numa economia de até 90% na sua conta de luz. Essa redução de valor é imediata, ou seja, você começa a economizar assim que o sistema é instalado.
Ficou interessado? A Cogera é uma empresa voltada para oferecer serviços de qualidade, buscando sempre a inovação tecnológica. Descubra mais sobre a energia solar visitando o nosso site!

close