Energia fotovoltaica em Cuiabá: o que você precisa saber

Energia fotovoltaica em Cuiabá: o que você precisa saber

Vale a pena investir em energia fotovoltaica em Cuiabá, Mato Grosso? Essa pergunta deve ser considerada para quem tem interesse no potencial da energia solar nesta região. No entanto, a resposta é um sonoro “sim”.

Tal como outras áreas do Brasil, Cuiabá possui um imenso potencial para a geração de energia fotovoltaica. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como esse setor se manifesta nessa área. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Energia fotovoltaica em Cuiabá: o que você precisa saber

Energia fotovoltaica em Cuiabá, Mato Grosso: o que você precisa saber

O Brasil é um dos países com os maiores índices de incidência solar do mundo. Por esse motivo, oferece muitas oportunidades para a energia fotovoltaica ou energia solar. Isso vale especialmente para a região do Centro-Oeste, que recebe altos níveis de incidência solar durante o ano todo. É nessa região que se localiza o estado de Mato Grosso e sua capital, Cuiabá.

Cuiabá é o principal polo comercial, industrial e de serviços de Mato Grosso. A cidade é caracterizada por uma grande arborização, sendo conhecida como “cidade verde”. 

Além disso, trata-se de uma cidade marcada pelo clima tropical. É uma das cidades mais quentes do Brasil, chegando a alcançar temperaturas de 40ºC. Sua temperatura média é de 26ºC.

Visão de cima dos painéis solares em uma área rural

Essas condições evidenciam o grande potencial para a energia fotovoltaica que Cuiabá possui. A arborização, por exemplo, é uma demonstração da força do quesito sustentabilidade na área. Torna-se claro, então, que a possibilidade de investir em uma fonte de energia limpa e renovável será forte na região.

O clima de Cuiabá também torna a cidade propícia para a energia solar. Além da constante temperatura elevada, Cuiabá não tem muitas chuvas ao longo do ano. Períodos de chuva tendem a se concentrar em meses específicos, como outubro ou abril. No geral, no entanto, o que predomina é a massa de ar seco característica do Centro-Oeste, o que minimiza a chuva. Isso é muito positivo para a instalação e para o funcionamento de painéis solares.

Também é preciso ressaltar a geografia da cidade, que influencia positivamente no potencial da energia fotovoltaica do local. A maioria dos relevos em Cuiabá não possuem altitudes imensas. Na verdade, possuem altitudes mais modestas. Estas variam entre 146 e 250 metros. Essa característica facilita a instalação de sistemas de geração de energia solar na cidade.

3 respostas para perguntas comuns sobre energia solar

Diante de tudo isso, fica claro: Cuiabá tem muito potencial quando o assunto é energia solar. Mas e quanto ao aproveitamento dessa geração de energia? Há necessidade para esse recurso?

A resposta para essa questão fica evidente quando pensamos na cidade como concentração de muitas indústrias e áreas comerciais, que se beneficiariam imensamente dessa geração de energia limpa. Adicionalmente, é preciso também apontar que esse aproveitamento seria benéfico para as áreas rurais, assim como já é para todo o estado de Mato Grosso.

Há muitas fazendas de gado e plantações no estado. O aumento da energia fotovoltaica na região seria vantajoso para a produtividade desses estabelecimentos, pois eles utilizam muita tecnologia através de máquinas de transporte, equipamentos de irrigação e diversos outros sistemas.

Invista em energia solar com ajuda especializada

Agora que você já sabe como funciona a energia fotovoltaica em Cuiabá, Mato Grosso, é hora de pensar em como lidar com isso em termos práticos. E, para tal, é recomendável utilizar uma empresa de alto nível que trabalhe com o local.

A Cogera Energia, portanto, é uma excelente opção. A Cogera é uma empresa estabelecida no mercado que fornece soluções de energia em Campo Grande (MS) e em Cuiabá (MT). 

E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!