Energia solar e economia

Energia solar e economia

A relação entre energia solar e economia pode, à primeira vista, parecer um pouco nebulosa. Afinal, o senso comum diria que a energia solar é muito cara, e, portanto, não seria uma boa pedida para quem busca economizar com a conta de luz. No entanto, essa é uma percepção fundamentalmente incorreta.

Energia solar e economia
Fonte: freepik.

Para esclarecer, então, como funciona a relação entre energia solar e economia, precisamos primeiro compreender os custos da energia solar. Nesse artigo, portanto, vamos entender qual é o custo-benefício da energia solar.

Qual é o custo de um sistema de painéis fotovoltaicos

O valor bruto da instalação de painéis fotovoltaicos pode realmente assustar quem não conhece muito sobre o assunto. Em média, o preço pode ir de R$15.000 até $50.000 para a energia solar residencial.

Qual é o custo da energia solar
Fonte: freepik.

Essa é uma variação significativa – mais de 40.000 reais entre o mínimo e o máximo – mas você sabe o que determina o custo da instalação de painéis solares? Há muitos fatores. A seguir, vejamos as principais questões que influenciam no preço da energia solar.

  • Como é o estado do local? A instalação dos seus painéis terá que ser realizada por uma equipe de indivíduos. Assim, se o seu telhado for muito antigo e não muito bem conservado, o trabalho de instalação se torna mais arriscado. Isso aumenta o custo do serviço.
  • Como é a superfície onde os painéis serão instalados? Dependendo do material do telhado, a instalação se torna mais fácil ou mais difícil. Telhados metálicos, por exemplo, são mais simples, o que reduz o preço.
  • Quão acessível é o telhado? A altura do local onde os painéis serão instalados também afeta o risco da operação, o que influencia no custo.
  • Quão grande é o deslocamento? Realizar o deslocamento de equipamentos delicados aumenta o custo. Sendo assim, dê preferência a empresas que atuem na sua área.
Realizar o deslocamento de equipamentos delicados aumenta o custo
Fonte: freepik.

Desse modo, o preço da instalação de energia solar pode variar profundamente de acordo com diversos fatores. Por isso, é uma boa ideia fazer uma pesquisa extensa antes de escolher uma empresa, buscando sempre um local que oferecerá um serviço de qualidade pelo menor preço possível.

Entendendo o custo-benefício: A relação entre energia solar e economia

Agora que você já tem noção de quanto pode custar a instalação de energia solar, podemos nos voltar para a relação entre energia solar e economia. E, para explicá-la, é preciso falar sobre custo-benefício.

Agora que você já tem noção de quanto pode custar a instalação de energia solar, podemos nos voltar para a relação entre energia solar e economia
Fonte: freepik.

A relação de custo-benefício é definida como um indicador que faz a relação entre os benefícios de uma proposta ou projeto, em termos monetários, e os custos da mesma proposta ou projeto, igualmente em termos monetários. Sendo assim, é uma forma de saber se o que você ganha compensa o que você gastou.

No caso da energia solar, o gasto que é realizado com a instalação deve ser visto como um investimento a longo prazo. Isso significa que os benefícios vêm depois.

Entendendo o custo-benefício: A relação entre energia solar e economia
Fonte: freepik.

E como isso ocorre? Através de uma economia significativa na conta de eletricidade. Substituir o sistema de energia elétrica da sua casa por energia solar pode resultar numa economia de até 90%. Essa economia ultrapassa o valor do gasto em 5 anos, o que significa que o painel se paga nesse tempo. Ou seja, num sistema de garantia de 25 anos contra perda de eficiência, são, no mínimo, 20 anos de economia.

Ou seja, num sistema de garantia de 25 anos contra perda de eficiência, são, no mínimo, 20 anos de economia
Fonte: freepik.

Desse modo, fica fácil de entender que energia solar e economia caminham juntas. Por isso, se você acha que gasta muito com a sua conta de luz, talvez seja uma boa ideia buscar orçamentos de instalação de painéis solares. A Cogera é uma empresa voltada para oferecer serviços de qualidade, buscando sempre a inovação tecnológica. Ficou interessado em energia solar residencial? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento.

close