Entenda como funciona a energia solar em condomínios

Entenda como funciona a energia solar em condomínios

Como a energia solar em condomínios pode ajudar a diminuir a taxa de luz? Para quem mora em um e tem interesse em obter uma nova forma de geração de eletricidade, essa pergunta é fundamental. Mas ela vem atrelada a outras dúvidas: quais são as vantagens da energia solar? Dá para instalar um sistema assim em um condomínio?

Se você não sabe quais são as respostas para essas perguntas, não precisa se preocupar. Neste texto, vamos explicar como se dá o funcionamento da energia solar em condomínios e quais são os seus benefícios. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como funciona a energia solar em condomínios

Entenda como funciona a energia solar em condomínios com esse artigo

Viver em um condomínio pode trazer muitas vantagens, tais como segurança, qualidade de vida, e muitas outras. No entanto, como qualquer outro tipo de residência, um condomínio depende de um fluxo de fornecimento de energia elétrica.

Devido a isso, é uma ótima ideia pensar em formas de melhorar esse fornecimento. E o melhor exemplo que pode ser considerado é optar pela energia solar como fonte de geração de eletricidade.

A energia solar é obtida através de um sistema de painéis fotovoltaicos, compostos por células dispostas em série. Essas células são feitas de silício, uma substância química que reage à exposição aos raios de Sol. Essa reação é conhecida como efeito fotovoltaico

O efeito fotovoltaico realiza a conversão da irradiação solar em energia elétrica. Com base nisso, os painéis podem transmitir a corrente elétrica gerada para o inversor, criando, portanto, um sistema de energia solar.

Energia solar para condomínios: o que você precisa saber
Fonte: Envato

As principais vantagens de obter esse tipo de sistema se devem ao seu impacto ambiental e à economia financeira que ele proporciona. Em termos ambientais, a energia solar é uma das mais limpas que existem. Isso, em adição ao fato dela ser renovável, a torna benéfica para a natureza.

Por sua vez, do ponto de vista financeiro, a adoção de um sistema de energia solar garante uma redução de até 90% na conta de luz mensal. Desse modo, é uma estratégia a longo prazo para melhorar o orçamento de cada mês.

Tudo isso faz da energia fotovoltaica muito promissora para qualquer tipo de estabelecimento, inclusive condomínios. Mas como obter um sistema de energia solar vivendo em um condomínio?

3 respostas para perguntas comuns sobre energia solar

Em primeiro lugar, é preciso se comunicar com os outros condôminos para que outras pessoas concordem com a sua decisão. Para isso, é uma boa ideia apresentar as vantagens oferecidas pela energia solar.

Adicionalmente, é necessário saber como se dará o processo. A Resolução Normativa ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) 687/2015 determinou que um sistema de energia solar pode ser instalado nas áreas comuns de um condomínio. Assim, é possível aderir a um sistema de autoconsumo com a instalação de painéis solares nas varandas.

Instale um sistema de energia solar no seu condomínio com ajuda especializada

Agora que você já sabe como funciona a energia solar em condomínios, é hora de pensar em que empresa contratar para realizar a instalação do seu sistema. Como se trata de um processo delicado, é importante buscar profissionais altamente qualificados, que sejam referência na indústria.

Por conta disso, a Cogera Energia é uma ótima opção. A Cogera é uma empresa de energia estabelecida no mercado. Seu objetivo principal é oferecer soluções de energia para seus clientes com eficiência. Sempre trabalhando com as mais avançadas tecnologias disponíveis na sua área de atuação, a Cogera é uma excelente aposta para quem quer ter energia solar em qualquer tipo de residência.

A Cogera atua em todo o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal e Goiás. Fale conosco e faça um orçamento para obter mais informações.